terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Barreado



                                Três cidades disputam a paternidade do barreado

Nesta e em outras épocas do ano, muita gente desce a Serra do Mar paranaense com o intuito de saborear o barreado. O prato - feito em panela de barro, com carne cozida desfiada e acompanhamento à base de farinha de mandioca e frutas (principalmente banana) - é vendido em diversos restaurantes de Morretes, Antonina e Paranaguá.
Nos três municípios, a comida é apontada como um prato típico, havendo algumas divergências sobre a sua origem. Entretanto, o mais certo, segundo o integrante do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, Florindo Wistuba Júnior, é dizer que o barreado é uma comida típica de todo litoral paranaense e não de um único município.Garçom prepara a refeição em Morretes: popularização só veio a partir da década de 1960, quando um restaurante tornou o prato mais leve.
"Existe uma briga entre os três municípios: cada um se autodenomina o lugar de origem do barreado. Porém, assim como o fandango é a dança típica do litoral paranaense, o mais correto é dizer que o barreado é o prato típico da região. Atualmente, ele é vendido em diversos restaurantes tanto de Morretes quanto de Antonina e Paranaguá", afirma Florindo.
Sobre a origem do barreado, há diversas histórias. Há pessoas que dizem que ele surgiu em Portugal, outras que falam que ele é oriundo do norte da África e há até mesmo que diga que foi trazido da região dos Campos Gerais, por tropeiros.
"No Marrocos também tem uma comida parecida com o barreado, mas que se difere porque, no final do cozimento, são acrescentados legumes. Em Paranaguá, existem registros do ano de 1671 referentes a uma comida nos moldes do barreado", diz o ex-secretário de Turismo de Morretes, Orley Antunes de Oliveira.
O mais provável é que, assim como outras comidas, o barreado tenha se transformado e sido
adaptado conforme a região onde era preparado. No litoral paranaense, no fim do século XIX, ele era preparado para as festas de entrudo (que deram origem ao Carnaval) e em épocas de colheita.
Sobre a comercialização do prato, a professora aposentada Maria Vieira Azim afirma que ela começou no início da década de 1960, em Antonina. “O barreado começou a ser comercializado no restaurante da Ieda e no Clube Náutico de Antonina”, declara.
Já Orley atribui a profissionalização da comercialização à família Madalozo (que deu origem ao atual restaurante Madalozo, localizado em Morretes), no final da mesma década.
"A família Madalozo barateou o prato e o tornou mais leve, fazendo com que Morretes fosse consolidada como a terra do barreado. Atualmente, todos os donos de restaurante têm uma receitaBdiferente para o prato. Mesmo assim, ele é um produto com gosto único", comenta.

Cintia Végas - Paraná on-line.

Esta notíciafoi publicada em 25/01/2011 no sítio parana-online.com.br.

Atividades

1. Como é preparado o barreado?
2. Comente e explique a frase: ...”assim como o fandango é a dança típica do litoral paranaense, o mais correto é dizer que o barreado é o prato típico da região”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário