terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

História: estudo, seres humanos, tempo

HistóriaÉ uma ciência humana que estuda o desenvolvimento dos seres humanos no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização. 
Fontes
Entender o passado também é importante para a compreensão do presente. O estudo da História foi dividido em dois períodos: a Pré-História (antes do surgimento da escrita) e a História (após o surgimento da escrita, por volta de 4.000a.C).

Para analisar a Pré-História, os historiadores e arqueólogos analisam fontes materiais (ossos, ferramentas, vasos de cerâmica, objetos de pedra e fósseis) e artísticas (
arte rupestre, esculturas, adornos).

O estudo da História conta com um conjunto maior de fontes para serem analisadas: livros, roupas, imagens, objetos materiais, registros orais, documentos, moedas, jornais, gravações, etc.
"A História procura especificamente ver as transformações pelas quais passaram as sociedades humanas. As transformações são a essência da História; quem olhar para trás, na História de sua própria vida, compreenderá isso facilmente. Nós mudamos constantemente; isso é válido para o indivíduo e também é válido para a sociedade. Nada permanece igual e é através do tempo que se percebe as mudanças". [1]

1.     BORGES, Vavy Pacheco Broges. O que é história. 14ª ed. São Paulo: editora Brasiliense, 1989. p.47. (Coleção primeiros passos)

 
ATIVIDADES
  1. Explique o que é história.
  2. Cite quatro fontes históricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário