segunda-feira, 26 de março de 2012

Sambaqui

 Sambaqui de Garopaba, o maior do mundo   
                                                                                                                                                                         
            
A palavra “sambaquis” tem origem Tupi, e é a mistura das palavras tamba (conchas) e ki (amontoado). Também conhecidos como concheiros, casqueiros, berbigueiros ou até mesmo pelo termo em inglês shell-mountains, são depósitos construídos pelo homem.
O primeiro sambaqui estudado está na Dinamarca. Alguns sambaquis em países Europeus e no norte da África foram datados como de 4000 a 2000 a.C. Os povos dos sambaquis, como eram chamados, também viveram na costa brasileira, nos Estados Unidos, no Peru, no Chile e na Cordilheira dos Andes. No Brasil, existem sambaquis em vários pontos do litoral.
 Em Santa Catarina estão os maiores sambaquis do mundo. Alguns chegam a ter 25 metros de altura e centenas de metros de extensão. Tem idade aproximada de 5.000 anos. Em nosso país existem sambaquis inclusive no baixo Amazonas e no Xingu.
As explicações possíveis quanto à finalidade dos sambaquis são diversas. Para alguns pesquisadores, eles seriam depósitos dos restos de alimentos, de carcaças e ossadas de animais, servindo também, não se sabe por que, como abrigo de sepulturas de humanos.
Existem pesquisadores que defendem que os sambaquis serviam como acampamentos temporários. Para outros pesquisadores, os sambaquis seriam habitações temporárias, o que explicaria a presença de sepulturas. Servia também, nessa versão, como depósito de materiais.
Apesar de serem patrimônio da União, verdadeiros crimes ambientais destruíram parte dos sambaquis brasileiros, com construções irregulares em áreas protegidas e a extração de cal por industrias inescrupulosas.
Neles as pessoas comiam moluscos em grandes grupos. O formato dos sambaquis vão dos cônicos aos semi-esféricos.
Os grupos que construíam os sambaquis comiam moluscos em grandes grupos, alimentavam-se de frutos silvestres e caça de pequenos animais. Análises químicas revelam que sua dieta era farta também em peixes, o que permite concluir que, embora representassem uma cultura tipicamente de pescadores-coletores, também poderiam levar uma vida de hábitos sedentários. Esses povos, tinham o costume de acumular os restos de alimentos, enfeites que usavam no corpo e artefatos quebrados e inteiros no entorno de sua moradia. Outro hábito comum era o de realizar sepultamentos no próprio sambaqui, com o tempo era aplainado o terreno e rearrumada a camada de cima do local.
Os mortos eram enfeitados com objetos que resistiam ao tempo. É comum encontrar entre os esqueletos, dentes e vértebras de animais como tubarões, macacos, porcos-do-mato, além de conchas trabalhadas, que formavam colares. Outros objetos, como pontas de osso e lâminas de machado, também são achados junto com os mortos. Enterrar as pessoas envolvia cuidados como preparar a cova, muitas vezes forrando-a com argila, areia, corantes, palha e madeira, mas isso nem sempre é observado.
No século XIX, esses monumentos pré-históricos foram visitados pelo Imperador D. Pedro II, exímio naturalista, que por eles se encantou. Hoje, os sítios mais importantes estão localizados no litoral sul do estado de Santa Catarina. Na imagem abaixo, Figueirinha:
 As cidades de Laguna e Jaguaruna abrigam 42 sambaquis dos mais diversos tamanhos e alturas, destacando-se entre eles o Garopaba do Sul e o Jaboticabeira, (em Jaguaruna); e os Figueirinha I e II, mais precisamente na praia de Nova Camboriú (também em Jaguaruna). Segundo análise de camadas intermediárias enviadas a um laboratório americano em maio de 2010, o Figueirinha I, por volta de 2510 a.C, já teria 2/3 de seu tamanho atual. Para efeito de comparação, a maior das pirâmides do Complexo de Gizé, a de Kufu, foi construída apenas 40 anos antes.








Referências e maiores informações:

Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville




 

11 comentários:

  1. A palavra SAMBAQUIS tem origem TUPI.
    O maior SAMBAQUIS do mundo está localizado no BRASIL.
    EM SANTA CATARINA ele tem 25 metros de altura e centenas de metros de extensão eles tem tem a idade de 5 mil anos.

    ResponderExcluir
  2. sambaquis sempre foram bem preservados que bom se não fossem hoje em dia nenhuma pessoa conheceria.eu mesmo se não tivesse lido o texto jamais saberia que sambaquis são montanhas de conchas gigantes. Rute

    ResponderExcluir
  3. A palavra sambaqui quer dizer montanhas de conchas e de ossos porque quando eles comiam jogavam em um canto e assim ia formando montanhas quer algumas chegavam a ter 25 metros de altura e muito desses sambaqui localizadas em beira mar.inclusive existe uma em Santa Catrina.

    ResponderExcluir
  4. o sambaquis vem da origem tupi sambaquis e um morro de conchas q os povos antigos q comiam as ostras e jogavam os restos q acabavam se formando morros
    Em santa catarina tem o maior maior sambaqui do mundo medindo 25 metros de altura e centenas de metros de extensão a idade aproximada e de 5.000.

    ResponderExcluir
  5. Esse é o comentário da kaoma. Não foi possível postar ontem no laboratório de informática:
    " Eu acho muito interessante os povos daquela época terem feito algo como os sambaquis, que não são simplesmten um monte de conchas, mas sim um local onde eles enterravam familiares mortos e guardavam coisas que eles consideravam de valor para eles, é como se tivessem deixado um meio mais fácil de saber mais sobre eles e como eles viviam... "

    ResponderExcluir
  6. eu gostei de saber que os sambaquis serviam de abrigos para sepulturas humanas e que as pessoas que moravam la se alimentavam de ostras.

    ResponderExcluir
  7. eu achei legal esse tal de sambaqui achei interessante por ter aqui na regiao sul o maior numero de sambaqui do mundo e achei legal os videos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A palavra SAMBAQUIS tem origem TUPI.
      O maior SAMBAQUIS do mundo está localizado no BRASIL. Em santa catarina tem o maior maior sambaqui do mundo medindo 25 metros de altura e centenas de metros de extensão a idade aproximada e de 5.000.

      Excluir
  8. nossa quando ouvi essa palavra ''sambaqui'' não tive a menor ideia do que se tratava mais agora com esse texto e os videos fiquei sabendo q é montanhas de conchas gigantes . achei interessante saber q um sambaqui pode chegar a 25 metros de altura e centenas de metros de extensão.eu gostei do 1ª video porque a musica combinou com os sambaquis !!!!! achei muito interessante.

    ResponderExcluir
  9. O sambaqui vem da origem de tupi e um morro de rochas os povoos antigos se alimentavam de ostras... eles eram localizado no brasil...Em Santa Catarina ele tem 25 metros de altura e centenas de metros de extensão eles tem tem a idade de 5 mil anos atras
    Thaynara Guedes Picchi 9*B
    bjus prof*

    ResponderExcluir
  10. sambaqui sao montanhas de conchas enormes ,os sambaqui podem ter ate 25 metros de altura.eu achei legal por estar em santa catarina o maior sambaqui do mundo.
    lucas soares lapola 9*B

    ResponderExcluir