segunda-feira, 30 de abril de 2012

Bandeira vermelha - a origem



A Revolução Industrial iniciou na Europa, a partir do século 18. Portanto, foi nos países europeus que surgiu primeiro a classe operária e o movimento sindical.

A partir da exploração sofrida nas primeiras fábricas existentes veio a necessidade de organização e resistência. Nesta época o trabalho era realizado 12, 15 e até 18 horas por dia, durante todos os dias do ano.

Em 1847, a França viveu um período de grande crise econômica. Faltava comida. As autoridades da época, vendo que a insatisfação crescia, proibiram as reuniões políticas que eram realizadas em praças públicas.

A proibição de uma dessas reuniões, em fevereiro de 1848, levou estudantes e operários franceses a levantarem barricadas pelas ruas da cidade.  

Os operários de Paris foram esmagados num verdadeiro banho de sangue. Foi nesta ocasião que bandeiras ensangüentadas passaram a aparecer nas mãos dos trabalhadores. Este foi o começo da bandeira vermelha como símbolo da luta operária.

Marx assim nos conta a origem e o simbolismo da bandeira que passará a ser a bandeira da classe trabalhadora mundial: "Após o esmagamento da revolução de 48, em Paris, somente depois que a bandeira tricolor foi empapada com o sangue dos insurretos de junho, a bandeira vermelha passou a ser a bandeira da revolução européia".

Durante a Comuna de Paris, as bandeiras vermelhas do socialismo e pretas do anarquismo tremulavam sobre as barricadas e os prédios públicos de Paris. O triunfo do vermelho se dará com a Revolução Russa. A bandeira vermelha ganhará, então, a foice e o martelo, símbolo da aliança básica que deu a vitória àquela revolução: os operários e os camponeses. 

Referências e maiores informações:


Nenhum comentário:

Postar um comentário