terça-feira, 10 de abril de 2012

Lyuba, fóssil de mamute

Animal, que recebeu o nome de Lyuba, viveu há 42 mil anos na Sibéria. O fóssil de mamute mais bem preservado do mundo, será exposto em Hong Kong


O fóssil mais bem preservado de mamute será exposto em Hong Kong a partir do dia 12 de abril. O filhote de mamute tinha um mês de quando morreu há 42 mil anos atrás. Um criador de renas encontrou o fóssil, que recebeu o nome de Lyuba, preservado no gelo permanente da Sibéria, em 2007.

Cientistas pretendem clonar um mamute a partir de carcaça preservada de outro fóssil. Russos e sul-coreanos assinaram um acordo em março para uma pesquisa conjunta para recriar um mamute a partir de células-tronco. A idéia é usar uma técnica de extrair os núcleos das células congeladas, trocando os núcleos de óvulos de elefantas por núcleos de células de mamutes. O embrião elefante-mamute seria inserido no útero de uma elefanta e, assim, a espécie “ressuscitaria”.

Em fevereiro, pesquisadores russos conseguiram ressuscitar uma flor já extinta a partir dos tecidos congelados por mais de 30 mil anos no gelo permanente da Sibéria, reafirmando que o tecido pode ser conservado no gelo por dezenas de milhares de anos, abrindo caminho para uma possível ressurreição de mamíferos da Era do Gelo.


Disponível em:

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/fossil-de-mamute-sera-apresentado-em-hong-kong/n1597737502380.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário