quinta-feira, 26 de abril de 2012

Tarsila do Amaral

Operários - 1933



Segunda Classe - 1933

Tarsila participou ativamente da renovação da arte brasileira que se processou na década de 1920. Integrou-se ao movimento modernista e ligou-se com especial interesse à questão da brasilidade. Formou, com Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, com quem se casou em 1924, o chamado Grupo dos Cinco.

          Devido a sua participação em reuniões políticas de esquerda e pela sua chegada após viagem à URSS, foi considerada suspeita e presa. Acusada de subversão.


Tarsila do Amaral

          Em 1933, ao pintar o quadro “Operários”, a artista passa por uma fase de temática mais social, da qual são exemplos as telas Operários e Segunda Classe.

            Veja comentários da artista sobre Operários:

"T [Tarsila]: Reproduzi tudo de memória. A terceira figura que fica no alto, no canto direito é Warchavchik. Ele está perfeito com aquele cabelo vermelho. (...) Quando eu trabalhava nos Operários o administrador da minha fazenda veio pedir informações. Assim que ele saiu eu o retratei. Benedito Sampaio era o nome dele.
PMA [Paulo Mendes de Almeida]: Não estão retratados também a Elsie Houston e o Benjamin Pèret?
T: Benjamin Pèret não, mas ela sim. Eu fiz o retrato muito depois dela ter ido para os Estados Unidos." Amaral, Tarsila do. In: Saudades, Caipirinha. 1975, p. 52.

"Minha tela mais importante é Operários. Fiz tudo a partir de fotografias e da memória visual de algumas pessoas que conhecia." Tarsila do Amaral: entrevista a Paulo Portela. 1969.

Vale a pena conferir está linha do tempo com sua biografia:




Referências e informações:







Nenhum comentário:

Postar um comentário