quarta-feira, 2 de maio de 2012

Causos de Tamandaré - Dona Maria Preta*

           Estava na hora do almoço, não via a hora de chegar em casa. Observei um tumulto. Muitas pessoas e o trem ligado, parado. Cheguei mais perto e observei uma mão e um pé caídos no trilho. Havia alguém embaixo do guarda-pó branco que uma professora colocou no chão.

Era um menino que ia de bicicleta para a escola. Lembro que ele ia de bicicleta, pois não era todo mundo que tinha. Ficou lá o dia todo, próximo a entrada da Vila Grécia.

O IML demorou para chegar. Todos em volta. Professores, crianças, curiosos. Mais tarde chegou a mãe daquele menino. Somente perto do anoitecer recolheram o corpo. A Estrada de Ferro já tirou a vida de muitas pessoas.

Depois de ter visto aquela cena fiquei com a imagem na cabeça. Não conseguia mais passar em frente ao local. Como não passar se tinha que ir para aula todos os dias? Chorava e tremia de medo. Então minha mãe arrumou a solução: ir na Dona Maria Preta para benzer.

Fomos a tarde, pois era o horário indicado. Dona Maria com sua fala mineira perguntou o estava “acucedendo” com a menina. Depois do relato da história ela foi lá no terreiro tirou uns galinhos, pegou uma água molhou, benzeu, molhou benzeu, fazendo o sinal da cruz e determinou que eu fosse durante uma semana toda tarde rezar pelo menino no local do acontecido e acender uma vela.

Por determinação da Dona Maria minha mãe me arrastou e me obrigou a rezar e acender a vela. Fui. A oração era para o "anjinho da guarda" do menino...

Depois de uma semana já passava tranqüila pelo lugar. Porém,  me recordo como se tivesse acontecido agora.

“Dona Maria Preta”... benzedeira   
                                         
                                                                                                                                Maria Alzira

* Fato real - Almirante Tamandaré - 1982

Nenhum comentário:

Postar um comentário