quarta-feira, 30 de maio de 2012

Fora Collor


Imagem da Revista Abril

Diretas Já foi uma campanha que mobilizou toda a população brasileira para lutar por eleições presidenciais democráticas, com voto direto e universal. Ocorreu em 1984. No entanto, mesmo com o final da ditadura militar no Brasil, o presidente civil (Tancredo Neves/José Sarney) que assumiu o cargo em 1985 não foi eleito pelo voto direto.
 Em 1989 a população conquistou seu direito de opinar sobre qual candidato queria no governo do país. As eleições foram disputadas no segundo turno por Fernando Collor de Melo e Luís Inácio “Lula” da Silva,  Fernando Collor foi eleito.
O novo governo anunciou um pacote de medidas chamado de Plano Collor. Além de buscar a abertura dos mercados, a participação do capital estrangeiro e a diminuição do gasto público, o plano congelou a renda das cadernetas de poupanças de milhares de brasileiros.  Sem alcançar o sucesso esperado o plano naufragou em meio a um surto de recessão econômica e a volta das ondas inflacionárias.
Fernando Collor de Melo foi cercado por escândalos e corrupção. Durante a campanha eleitoral, Collor argumentava que “Lula” confiscaria o dinheiro do povo, mas na prática quem fez isso foi ele.
Quando Collor lançou uma medida confiscando os depósitos em contas bancárias com valor acima de Cr$ 50, 000 muitas pessoas e empresas faliram  e a reprovação ao governo do presidente começou a aparecer.
A sociedade já questionava o governo do presidente Collor quando estourou o pior dos escândalos envolvendo diretamente o presidente. O irmão de Fernando Collor, Pedro Collor, denunciou e comprovou um esquema de corrupção envolvendo o presidente do Brasil. Tal esquema tinha participação fundamental do tesoureiro da campanha presidencial de Collor, Paulo César Farias. O episódio ficou conhecido como “esquema PC”.
Esse acontecimento foi decisivo para que a sociedade se organizasse e protestasse contra o governo. A União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), DCE’s, centros acadêmicos, grêmios livres se uniram para organizar um gigantesco protesto exigindo o impeachment de Fernando Collor. Os estudantes saíam às ruas com as caras pintadas de verde e amarelo para engrossar a campanha Fora Collor no ano de 1992.
            Aquela rede de favorecimento político e econômico controlada por pessoas diretamente ligadas ao presidente escandalizou o país. As denúncias de corrupção ocuparam as manchetes dos principais meios de comunicação da época. Dando resposta a essas denúncias, o Congresso Nacional criou uma investigação controlada por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). 
            O impeachment de Collor – medida legal possibilitada com a abertura da CPI, proposta pelo deputado federal José Dirceu e pelo senador Eduardo Suplicy.
Collor foi afastado em 29 de setembro de 1992 e, antes de ser condenado pelo Senado, renunciou ao mandato, em 29 de dezembro. Itamar Franco, seu vice, assumiu a Presidência da República Brasileira.

Maiores informações e referências:




Nenhum comentário:

Postar um comentário