sexta-feira, 13 de julho de 2012

A história do rock


Rock and Rooll (também conhecido como Rock ‘n’ Roll) é um estilo musical que se iniciou nos Estados Unidos entre o final dos anos 40 e início dos 50.
O ritmo tinha, geralmente, como base duas guitarras elétricas, um contrabaixo e uma bateria. No entanto, outros instrumentos também poderiam ser adicionados ao ritmo.
Além de ser um gênero musical, o rock serviu também como referência comportamental para milhares de pessoas, principalmente jovens, que passaram a tomar um estilo mais despojado e moderno de se vestir, agir e falar.
            Para Simone Paula Marques Tinti, a história do rock tem influências africanas. Segundo a autora “o grito do negro, que veio para a América como escravo influenciou a sociedade norte-americana com sua musicalidade”.
    Tinti defende que  antes de definir o rock é necessário considerar o nascimento do blues, que é o resultado da fusão entre a música negra e a européia. Essa nova música “doce-amarga” se transformou na principal base para a revolução sonora da década de 1950.
         Além, do grito negro e das notas melancólicas do blues, a dança e, principalmente o som das guitarras elétricas, foram fatores essenciais para a caracterização do rock.
Esse som eletrizante, proibido para as mocinhas brancas, era tachado pela conservadora sociedade americana dos anos 50 como coisa do diabo e que devia, a todo custo, ser evitado. Nos primórdios, Fats Domino, já em 1949, vendia mais de 1 milhão de cópias do primeiro single The Fat Man, Chucky Berry alucinava as platéias com seus solos de guitarra e Little Richard era o responsável por sucessos como Tutti Frutti e Long Tall Sally.
 Lá pela metade dos anos 50, na onda das vibrações que vinham do gueto negro, aparece um garoto com voz potente, uma dança desconcertante e sexy, que, para espanto geral, era branco: Elvis Presley. Nascia o primeiro pop star do planeta, o rei do rock.
Do outro lado do Atlântico, na primeira metade da década, vinha a chamada invasão britânica, que tomou conta das paradas americanas. Grupos que, influenciados pela música negra americana, agora compunham as próprias canções, com refrão fácil, letras elaboradas e que agradavam em cheio ao público jovem, alvo da indústria fonográfica pós-Elvis. Daí, vieram The Kinks, Animals, The Who, The Faces, Rolling Stones e Beatles.
Os rapazes de Liverpool chegaram para sacudir o mundo, estabelecer de vez a cultura pop e fazer da música uma verdadeira revolução. Jovens e bonitos, logo caíram no gosto das mocinhas.
Nessa época, outra banda iria estabelecer novos padrões para o rock. Agora, com uma atitude mais rebelde e agressiva e com um som mais pesado, com raízes no blues: os Rolling Stones. Numa jogada de marketing, a trupe de Mick Jagger era o oposto dos Beatles: nada de terninhos e sorrisos para a platéia, os Stones eram durões e encarnavam a rebeldia que se espera de uma banda de rock.
Os jovens continuavam procurando novos sons e formas de expressar seus anseios. Em 65, surge, na Califórnia o The Doors, liderado pelo gênio alucinado de Jim Morrison...



Elvis Presley - Hound Dog

https://www.letras.mus.br/elvis-presley/31396/traducao.html


The Beatles - Help

https://www.letras.mus.br/the-beatles/182/traducao.html


Rock in Rio - Barão Vermelho

https://www.youtube.com/watch?v=fHx0ZZiJfgc


Santana - Woodstok

https://www.youtube.com/watch?v=nPauXWjY4T8


Janis Joplin

https://www.youtube.com/watch?v=GxeN2H0vM0Q












Nenhum comentário:

Postar um comentário