domingo, 25 de novembro de 2012

Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher


Dia 25 de novembro é o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher. A data foi escolhida durante a Assembléia Geral das Nações Unidas, ocorrida em 17 de dezembro de 1999.

É uma homenagem às irmãs Mirabal: Pátria, Minerva e Maria Teresa. Elas formaram um grupo de oposição ao ditador Rafael Leónidas Trujillo, que através de medidas anti-democráticas, levou grande parte da população a perder moradias e dinheiro. 

Patria Mercedes Mirabal, Minerva Argentina Mirabal e Antonia María Teresa Mirabal e sua família, defenderam os direitos do povo dominicano e se lançaram na luta armada contra o regime despótico de Trujillo. 

As irmãs Mirabal ficaram conhecidas como Las Mariposas e lideravam a oposição, que conseguia travar embates com as tropas do governo. Então, o ditador iniciou uma perseguição a elas. Foram presas e torturadas várias vezes, até serem pegas em uma emboscada, quando estavam indo visitar seus companheiros na prisão. As Mariposas foram levadas à força para uma plantação de cana-de-açúcar, aonde foram apunhaladas e estranguladas, foi em 1960. 

O ditador acreditava que com isso a sua oposição iria se enfraquecer, mas a morte das Mariposas iniciou um processo de revolta e despertar de consciência da população dominicana, culminando no assassinato de Trujillo em maio de 1961.

A morte das irmãs, ao invés de abrir caminho ao ditador, despertou no povo o mesmo sentimento de combatividade pela devolução da liberdade e dignidade social. Em homenagem às Las Mariposas é que se comemora hoje, 25 de Novembro, o Dia Internacional da Não Violência contra mulher.

As campanhas de fim de ano que focam na violência contra a mulher costumam seguir os “16 dias de Ativismo”, que compreende as seguintes datas: 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra), 25 de novembro (Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres), 1º de dezembro (Dia Mundial de Combate à Aids), 6 de dezembro (Campanha do Laço Branco – Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher) e 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

Canal Portal Brasil - Maria da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário