terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor



     A Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP, em inglês) começou como uma iniciativa de um grupo de ativistas multirraciais na cidade de Nova Iorque. Foi fundada em 12 de fevereiro de 1909, por um grupo de ativistas conhecidos como The Call (A Chamada) para lutar pelos direitos de afro-americanos: um grupo de intelectuais negros e simpatizantes brancos que, inicialmente, formou um comitê durante reunião no centenário do aniversário de Abraham Lincoln, em Nova York, que em 1910 se transformou na NAACP. 

    Um ano depois, o grupo deu início a seus primeiros trabalhos para combater a injustiça social através de processos judiciais, uma tradição que a organização ainda mantém. Hoje, sendo a maior e mais antiga organização a favor dos direitos civis dos Estados Unidos, a NAACP promove a justiça por meio do compromisso cívico e da autonomia econômica, além de fornecer pesquisas e programas dirigidos para pôr fim às diferenças entre minorias étnicas e norte-americanos caucasianos. 

     A Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor - NAACP é uma das mais antigas e mais influentes instituições a favor dos direitos civis de uma minoria (principalmente de negros) nos Estados Unidos. A NAACP combatia em duas frentes: na educação e em questões judiciais, a exemplo dos processos impetrados contra as chamadas Leis de Jim Crow, que privavam os negros de direitos civis. 

   Em 1915, graças à NAACP, a "cláusula do avô" foi anulada pela Suprema Corte dos Estados Unidos. Em 1954, a NAACP já era a maior organização de defesa dos direitos civis no mundo, nessa época com meio milhão de sócios. No ano seguinte, Rosa Parks, uma costureira que participava como secretária na NAACP, foi presa por recusar-se a obedecer à ordem de segregação racial num ônibus da cidade de Montgomery, no Alabama e cuja prisão motivou o movimento que seria denominado boicote aos ônibus de Montgomery. 

   A NAACP tem sua origem no "Movimento Niágara", um grupo contrário ao pensamento "comodista" de Booker T. Washington, que entendiam que a conquista dos direitos políticos era fundamental para poderem competir economicamente. 

   O nome da instituição é um dos únicos usos sobreviventes do termo "pessoas de cor", agora visto como arcaico e ofensivo. Entre membros famosos, estiveram a costureira símbolo da luta contra segregação racial Rosa Parks. A cada ano, a associação entrega o prêmio NAACP Image Awards para os negros (e miscigenados, como é o caso de Mariah Carey) mais influentes do cinema, televisão e música do ano. 

O logotipo da NAACP mostra um conjunto de balanças equilibradas que representam a justiça, com a data de fundação e o nome da organização entre os dois pratos. Acabar com a discriminação e o ódio raciais, além de garantir igualdade política, educacional, social e econômica entre todos. O site oficial da associação é: http://www.naacp.org/

Referências e maiores informações: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário