sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Escola - ontem e hoje


Antigamente, as crianças acompanhavam os adultos em todas as suas atividades. Os pais comandavam sua educação e exerciam ao máximo sua autoridade sobre os filhos, reprimindo quase todos os seus desejos. Era comum ver crianças aprendendo o trabalho dos pais; estudar não era o mais importante (bem o contrário de hoje, que os pais querem que os filhos estudem muito, formem-se para depois pensar em trabalho). 
        A partir da Idade Média, surgiu a escola que tinha a responsabilidade de educar. Algumas pessoas se especializaram na tarefa de ensinar e então, alguns locais específicos para isso, foram construídos. No princípio, a escola era apenas para as elites, ensinava-se a cultura da aristocracia e conteúdos religiosos. As crianças mais simples recebiam educação em seus próprios lares, principalmente, educação para o trabalho.
No Brasil colonial as práticas iniciais de escolarização se davam, na maior parte dos casos, nos próprios engenhos ou fazendas, com algum elemento mais letrado, como o padre, o capelão ou mesmo um mestre-escola contratado para esse fim.
Poucas eram as escolas públicas de ensino primário. Os escravos eram proibidos de freqüentar os bancos escolares e às meninas considerava-se necessário oferecer-lhes apenas uma educação geral necessária para bem cumprirem as atividades domésticas.
No século XVIII a alfabetização tornou-se o fundamento da escolaridade inicial e a leitura e a escrita tornaram-se aprendizagem escolar. A partir de 1808, o Brasil iniciou a impressão de livros, no entanto, a quantidade de escolas ainda era restrita.
Durante a maior parte da história do Brasil predominava uma população rural. O processo de industrialização somente torna-se realidade a partir da década de 1950.
 No entanto, somente era permitido estudo aos meninos e as meninas aprendiam a ser donas de casa, mães, bordadeiras e costureiras. Algumas poucas tinham aulas particulares de piano e outras coisas mais. Com o passar do tempo a escola tornou-se mista.
       Na escola do passado os materiais escolares eram totalmente diferente. Era usada a caneta-tinteiro, o mata-borrão para absorver o excesso de tinta no papel, livros sem gravuras e as carteiras eram duplas.Não era permitida conversa durante a aula e para mostrar superioridade a mesa do professor ficava em cima de um tablado. 
       Usava-se métodos corretivos como a palmatória e o milho, no qual o aluno ficava de joelhos, entre outros... Ainda bem que as coisas mudam!!!!

Referências e maiores informações:
http://expressoespopulares.wordpress.com/2010/03/04/dar-a-mao-a-palmatoria-a-origem/

2 comentários:

  1. muito interessante esse debate,antigamente,realmente o estudo era bastante rigoroso e quase nao existia recurso para se estudar..hoje em dia existem mais recursos,e muitas oportunidades que antigamente nao existiam.

    ResponderExcluir
  2. Com razão, ainda bem que as coisas mudam!
    Mas, hoje em dia ainda tendo o privilégio de termos professores maravilhosos e dedicados, muitos alunos não dão o devido valor e respeito.

    ResponderExcluir