segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Ossos achados em estacionamento são do rei Ricardo 3º


Cientistas britânicos confirmaram ontem que um esqueleto encontrado embaixo de um estacionamento em Leicester, no interior da Inglaterra, é do rei Ricardo 3º, morto numa batalha em 1485.
A descoberta arqueológica foi endossada com base em exames de DNA e já é considerada uma das mais importantes da era moderna.
Os restos mortais do rei estavam desaparecidos desde o século 16, quando a igreja na qual o corpo dele havia sido enterrado foi demolida. O local foi identificado no ano passado e as escavações começaram em agosto.
Seis meses depois, a Universidade de Leicester confirmou que o material genético da ossada é semelhante ao do carpinteiro canadense Michael Ibsen, descendente da irmã mais velha do monarca.
"O indivíduo exumado é de fato Ricardo 3º, o último rei da Inglaterra da linhagem dos Plantagenetas", disse o arqueólogo Richard Buckley, que coordenou o projeto.

FERIDAS DE BATALHA
O rei, que inspirou a peça "Ricardo 3º", de William Shakespeare, foi morto na batalha de Bosworth, último capítulo da Guerra das Rosas (1455-1485), que opôs as casas reais de Lancaster e York.
Sua derrota abriu caminho para Henrique 7º assumir a coroa inglesa e inaugurar a dinastia Tudor, que governaria o país durante mais de um século, até 1603.
A coluna vertebral do esqueleto encontrado em Leicester é torta, correspondendo aos registros de que o rei sofria de escoliose.
Os exames detectaram dez lesões na ossada, sendo oito no crânio. O golpe fatal teria sido dado na cabeça com um objeto pontiagudo, provavelmente uma lança, que penetrou cerca de 10 cm e atingiu o seu cérebro.
Os cientistas encontraram sinais de que o corpo do rei foi empalado depois que ele já estava morto. Segundo a perícia, seus pés foram arrancados e o corpo foi enterrado nu numa vala comum.
Os livros tratam Ricardo 3º, que reinou por só dois anos, como um dos tiranos mais cruéis da Inglaterra. Ele teria ordenado a morte de dois sobrinhos de 12 e nove anos, filhos de seu irmão Eduardo 4º, para garantir o trono.
Depois disso, enfrentou uma série de rebeliões até tombar em Bosworth. Na peça de Shakespeare, o rei perde a montaria ao fim da batalha e diz, antes de morrer: "Um cavalo, um cavalo! Meu reino por um cavalo!".
A Sociedade Ricardo 3º, que iniciou as buscas pela ossada, sustenta que a imagem negativa não corresponde ao verdadeiro perfil do monarca.
"Espero que este seja um novo começo para Ricardo 3º. Quando a verdade vier à tona, as pessoas terão uma imagem bem diferente dele como rei", disse Philippa Langley, diretora da entidade, à BBC.
A ossada do rei será enterrada na catedral de Leicester, 518 anos após a sua morte. "Agora caberá aos historiadores dizer se ele foi um tirano terrível ou um grande rei. Como arqueólogos, não podemos responder a essa questão", disse Buckley à Folha.

Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário