terça-feira, 9 de julho de 2013

Missões Jesuíticas

Sete Povos das Missões é o nome que se deu ao conjunto de sete aldeamentos indígenas fundados pelos Jesuítas espanhóis no Continente do Rio Grande de São Pedro, atual Rio Grande do Sul, composto pelas reduções de São Francisco de Borja, São Nicolau, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São João Batista, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo Custódio. Os Sete Povos também são conhecidos como Missões Orientais, por estarem localizados a leste do rio Uruguai.

Em 1750 foi assinado o Tratado de Madri e a região dos Sete Povos das Missões foi entregue pelos espanhóis a Portugal, em troca da Colônia do Sacramento.

Os indígenas se recusaram a entregar suas terras aos portugueses, fato que deu origem ao conflito conhecido como Guerras Guaraníticas, que ocasionou uma matança dos indígenas e a destruição das reduções jesuíticas (1754 a 1756). Sepé-Tiarajú, lideradava os povos guaranis, autor da famosa frase: “Essa terra tem dono” (CoYvy-Oguereco-Yara!, em guarani), foi morto em 1756.

Todas as reduções foram destruídas pelos portugueses e espanhóis, sendo que São Miguel foi a que mais conseguiu resistir à destruição.



Trailler do filme: A missão




Maiores informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário