terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Como os indígenas são

“Nós somos de um pensamento diferenciado, não ensinamos nossos filhos a competir, ensinamos a repartir e a lutar.
 Nós não deixamos nosso povo sofrer. 
Como vocês podem ver suas crianças na rua? 
Como podem famílias sem ter o que comer, Revirando o lixo?
 Nós não somos assim, nós temos alegria em repartir.
 Dizem que nós não somos civilizados, mas nós temos o jeito de ser de cada povo diferente dos brancos. Então, temos medo de perder nossas terras e ver também o nosso povo na rua, dormindo debaixo de viaduto, caído por aí, mendigando, porque essa não é a nossa maneira de ser civilizado”

 Encarte Porantim 243 – Publicação do Conselho Indigenista Missionário

Extrativismo foi a primeira atividade econômica da colônia

    Durante o retorno da Índia, em 1501, Cabral encontrou-se com uma pequena frota portuguesa, formada por três navios que se destinavam ao Brasil, sob o comando de Gonçalo Coelho. Tratava-se da primeira expedição enviada pelo rei de Portugal para fazer o reconhecimento do território, depois de o descobrimento ser comunicado à corte por Gaspar de Lemos. A bordo de um desses navios, encontrava-se o florentino Américo Vespúcio, que fez várias viagens ao continente americano e escreveu sobre ele, conseguindo batizá-lo com seu nome.

    A partir dessa expedição, várias outras - tanto portuguesas quanto espanholas - iriam reconhecendo aos poucos o litoral brasileiro e sul-americano, durante as primeiras décadas do século 16. Freqüentemente, deixaram aqui alguns tripulantes para permanecer entre os indígenas. Condenados ao exílio ou sobreviventes de naufrágios, esses homens constituíram um importante grupo de intermediários entre os índios e os navegadores europeus, atuando na exploração do que se transformou na principal mercadoria da terra. 

O pau-brasil 

    Rapidamente descoberto pelos primeiros navegantes, o pau-de-tinta ou pau-brasil era uma espécie de árvore abundante no território brasileiro, que servia como matéria-prima para o tingimento de tecidos. Apresentava particular importância para a indústria têxtil européia, que passava por um período de crescimento.

   O comércio dessa mercadoria tornou-se um empreendimento lucrativo, que deu início à atividade econômica dos europeus no Brasil, bem como à efetiva ocupação da terra. Além do pau-de-tinta, papagaios e macacos também obtiveram grande valor comercial, devido aos seus aspectos exóticos e ornamentais. 

Relacionamento amistoso entre o índio e o branco 

   Os portugueses realizavam trocas com os índios, dando-lhes principalmente ferramentas - como enxadas e machados - pelos produtos da terra. Ferramentas de metal representavam uma verdadeira revolução tecnológica para os nativos, que só conheciam os instrumentos de pedra e madeira. O relacionamento amistoso entre o índio e o branco, baseado na troca de mercadorias ou escambo, foi fundamental para os europeus nos seus primeiros momentos no Brasil. Além de fornecer as mercadorias de valor comercial, os índios ainda garantiam a alimentação e os braços para o trabalho de abate e transporte do pau-brasil.

   Em 1503, uma associação de comerciantes encabeçada por Fernão de Loronha (ou Fernando de Noronha) havia conseguido uma concessão do rei para explorar o comércio de pau-brasil. Em troca, deveria construir e manter um forte no território, pagando também impostos sobre os carregamentos de madeira.

    Para se ter uma idéia do volume de negócios, a nau Bretoa, armada por Loronha em 1511, levou para a Europa 150 toneladas de pau-de-tinta, que seriam revendidas por aproximadamente 2.500 ducados, ou 70 quilos de ouro. Ao longo dos primeiros trinta anos, atraídos pelos lucros, outros empreendedores investiram em viagens com a mesma finalidade, extraindo grandes quantidades de madeira em diversos pontos do litoral, entre os atuais estados de Pernambuco e São Paulo. 

À procura de ouro 

   Nos limites sul do território demarcado por Tordesilhas, que hoje corresponde ao litoral de Santa Catarina, o contato com os náufragos e degredados que aqui haviam se estabelecido tornou conhecida a existência de um caminho que conduzia a regiões supostamente ricas em metais preciosos, localizadas atualmente na Argentina, Paraguai e Peru.

   Algumas expedições foram organizadas para atingi-las, tornando-se as primeiras a explorar o interior do território sul-americano. Não foram, porém, bem sucedidas, como no caso da expedição espanhola de Juan Dias de Solis, cujos integrantes foram massacrados pelos índios na confluência dos rios Paraná e Uruguai.

  Além dos espanhóis, que disputaram o território com os portugueses por meio de expedições ou negociações diplomáticas, navegantes franceses também se tornaram uma presença constante no Brasil. Tratava-se de empreendedores particulares, com o incentivo de seu rei, Francisco 1º, que não reconhecia as disposições do tratado de Tordesilhas. Ironicamente, alegava não existir um testamento de Adão que dividisse a terra entre Portugal e Espanha. 

Expedições guarda-costas

   Não se sabe exatamente quando os franceses começaram a agir no Brasil, mas há registros de sua presença na Bahia, em 1526, e em Pernambuco, em 1531. Para combater os invasores, a Coroa portuguesa enviou expedições chamadas de guarda-costas, sob o comando de Cristóvão Jacques, que esteve aqui em 1516 e 1527.

   Na segunda viagem, aprisionou diversos navios franceses e mais de 200 marinheiros, mortos com extrema crueldade. Porém, as dificuldades financeiras para organizar essas expedições militares e uma fase de decadência do comércio no Oriente levaram o novo rei de Portugal, D. João 3º, a pressentir a necessidade de povoar o território para garantir a sua soberania nele.

    Com essa finalidade, o fidalgo Martim Afonso de Souza, personagem destacado na Corte e membro do Conselho real, foi encarregado de seguir para o Brasil em 1531. Comandava uma frota de cinco navios, com 400 homens, e gozava de amplos poderes, entre os quais o de nomear funcionários para a administração da colônia e o de doar terras para a criação de fazendas.

    A expedição derrotou franceses no litoral do Nordeste e navegou para o Sudeste do Brasil No litoral paulista, fundou a vila de São Vicente, que se tornou o primeiro núcleo de colonização portuguesa. Realizou ainda explorações fluviais para descobrir minas de prata nos confins do Paraguai e do Peru. 
Fonte: UOL Educação

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Comissão da Verdade diz ter identificado 'dúzias' de agentes da repressão

A Comissão Nacional da Verdade, que investiga violações aos direitos humanos cometidas na ditadura, já identificou "dúzias" de agentes da repressão. A informação foi dada nesta segunda-feia (25) por Guaracy Mingardi, um dos assessores do colegiado. "Já identificamos várias dúzias, não foram duas ou três, de membros da repressão, com nome, RG e endereço", afirmou Mingardi. Os nomes, funções e suspeitas às quais essas pessoas estão relacionadas não foram revelados. Durante décadas, membros da esquerda fizeram listas não oficiais de militares e civis envolvidas com a repressão, mas isso nunca foi feito pelo próprio Estado. De acordo com a assessoria da comissão, foram feitas 40 oitivas para buscar informações a respeito das mortes, torturas e desaparecimentos da ditadura (1964-1985). No entanto, a comissão não tem aberto para o público as conclusões dessas oitivas. Devido à Lei da Anistia, o grupo não tem poder para punir nenhum dos agentes públicos envolvidos com os crimes. Hoje, a comissão realiza uma reunião com outros grupos análogos nas esferas estadual, municipal e ligados à sociedade civil, que têm o mesmo objetivo do grupo. Criada por um projeto de lei em 2011, os sete integrantes da comissão, empossados por Dilma em maio de 2012, têm como missão, até maio de 2014, coletar dados para poder construir uma narrativa oficial para cada um das violações ocorridas no regime militar. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1348328&tit=Comissao-da-Verdade-diz-ter-identificado-duzias-de-agentes-da-repressao

Breve história da escrita

Estado Laico?


Extinção


Esta subespécie de tigre vivia em Java, uma ilha da Indonésia. Ainda em 1984, um representante dela foi morto, mas, até 1993, os cientistas não conseguiram encontrar qualquer outra evidência de que esses tigres ainda estavam por lá.
Aparentemente, a principal causa da extinção foi a perda de habitat ocasionada pela agricultura da região.

Disponível em:





Decadência...


Torre Invertida



A torre invertida, Sintra, Portugal. O poço é chamado iniciação porque sabe-se que era usado em rituais maçônicos de iniciação.

O poço está ligado por várias galerias ou túneis. O fundo do poço é, embutido de mármore e uma rosa dos ventos em um templário Cruz.

Disponível em:

domingo, 24 de fevereiro de 2013

81 anos do voto feminino no Brasil e muitas lutas pela frente...


Até 1932, só homens podiam votar no Brasil. O direito foi garantido às mulheres apenas com a criação do Código Eleitoral Provisório, em 24 de fevereiro daquele ano, após décadas de marchas e manifestações de ativistas.
A obrigatoriedade do voto feminino foi aparecer apenas em 1946.
Hoje, as mulheres representam a maioria dos eleitores no país. E, pela primeira vez na história, o Brasil tem uma voz feminina na Presidência da República - Dilma Rousseff.
No entanto, a grande maioria dos cargos públicos eletivos ainda é ocupada por homens. A cidade de São Paulo, por exemplo, teve apenas duas mulheres em seu comando, dentre 60 prefeitos.
Teste seus conhecimentos sobre a luta das mulheres pelo voto no Brasil, com as questões que foram elaboradas pelo Portal R7 no ano passado. Vale a pena tentar...

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Exumação de D. Pedro


Observe no link abaixo o infográfico sobre a exumação de D. Pedro e suas esposas, Leopoldina e Amélia, disponível no site do Estadão.



Diários de Motocicleta


Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicana que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. 
Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.

O Papa é pop?




O Papa É Pop - Engenheiros do Hawaii

Todo mundo tá revendo
O que nunca foi visto
Todo mundo tá comprando
Os mais vendidos

É qualquer nota,
Qualquer notícia
Páginas em branco,
Fotos coloridas
Qualquer nova ,
Qualquer notícia
Qualquer coisa
Que se mova
É um alvo

E ninguém tá salvo...

Todo mundo tá relendo
O que nunca foi lido
Tá na caras
Tá na capa da revista

É qualquer nota,
Uma nota preta
Páginas em branco,
Fotos coloridas
Qualquer rota,
A rotatividade
Qualquer coisa
Que se mova
É um alvo
E ninguém tá salvo
Um disparo
Um estouro

O Papa é Pop,
O Papa é Pop!...

******** 

Corrupção e promiscuidade motivaram renúncia do papa, diz jornal

Um relatório com cerca de 300 páginas sobre o escândalo de vazamento de informações do Vaticano, batizado de VatiLeaks, foi um dos motivos para a renúncia do papa Bento XVI, segundo o jornal italiano "La Repubblica".
O texto, entregue ao pontífice em dezembro do ano passado, foi elaborado por três cardeais de confiança do papa e continha investigações que iam além do caso envolvendo seu mordomo. Eles interrogaram diversas pessoas dentro e fora da Cúria. O conteúdo é sigiloso, mas, ainda conforme o jornal, especula-se que os religiosos não mediram palavras para revelar casos de mau uso de dinheiro, disputas de poder, relações homossexuais e até um plano para revelar a homossexualidade do editor de uma publicação católica, tudo isso dentro da Cúria. De acordo com o jornal, o relatório será entregue ao próximo papa, alguém que deverá ser mais "jovem, forte e santo para dar conta do trabalho que o espera".

Histórico
O jornal italiano remete ainda a um escândalo ocorrido em 2010, quando um assessor do papa Bento 16 foi afastado por causa de um escândalo sexual envolvendo prostituição que abalou o Vaticano. Ângelo Balducci, um dos Cavalheiros de Sua Santidade, uma espécie de assistente de elite para o papa quando recebe visitas importantes, foi flagrado pela polícia dando instruções a um interlocutor sobre detalhes físicos de homens que gostaria que fossem levados a ele.
Segundo a imprensa italiana, o interlocutor era Thomas Ehiem, 29, integrante do famoso coral do Vaticano, que também foi afastado. A polícia italiana havia grampeado o telefone de Balducci durante uma investigação de corrupção separada e não relacionada ao Vaticano. Em uma das transcrições vazadas para a mídia, Ehiem descreve um homem como tendo "dois metros, 97 quilos, 33 anos e diz que é completamente ativo". Em outra, Balducci pergunta a Ehiem se ele já "falou com o seminarista", ao que ele responde "ele provavelmente está na missa, ou algo assim".
Os encontros sexuais, segundo o "La Repubblica", citando a investigação judicial, ocorriam em uma vila fora de Roma, em uma sauna, em um centro estético, no próprio Vaticano e em uma residência universitária.

Disponível em:

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Conheça a história do MMA Feminino

     
     Depois de anos de batalha, o UFC finalmente terá a sua primeira luta feminina. O combate entre a campeã peso-galo Ronda Rousey e a desafiante Liz Carmouche é a batalha principal do UFC 157, que acontece no próximo sábado (23), mas as mulheres nem sempre receberam tanta atenção como agora. 

     A Ag. Fight te mostra alguns dos principais fatores e atletas que levaram o MMA feminino ao sucesso de hoje em dia. Clique no link e acompanhe:



Mineração de Asteróides


A Deep Space Industries, empresa americana focada na mineração espacial, anunciou, no dia 22/01/2013, que vai lançar, a partir de 2015, pequenas sondas espaciais para explorar os minerais e outros recursos encontrados nos asteróides em nosso Sistema Solar situados entre as órbitas de Marte e Júpiter.
A empresa acredita que os humanos estão prontos para começar a colher recursos do espaço para o uso no espaço em missões espaciais e para aumentar a riqueza e prosperidade das pessoas na Terra.
Por tanto sua missão é localizar, explorar, coletar e utilizar o vasto número de asteróides presentes do cinturão de asteróides do Sistema Solar
A estratégia da Deep Space Industries é ser práticos e criativos, dando passos pequenos mas contínuos. As sondas exploratórias que eles devem enviar serão econômicas e criadas com elementos em miniatura de satélites existentes.
Elas vão ser enviadas ao espaço a um preço acessível, pegando carona em lançadores de missões maiores usados para transportar astronautas ou grandes satélites de comunicação.
Com esses planos a Deep Space Industries está começando a buscar investidores e clientes para suas atuações. E também está trabalhando junto à Nasa e outras entidades para descobrir os primeiros asteróides mais promissores para a exploração de minerais.
Os planos deles são lançar sondas pequenas de até 25 kg em 2015 e a partir de 2016 enviar sondar mais pesadas de 32 kg capazes de contatar os asteróides e iniciar a análise no local.
A recém-lançada Deep Space Industries é a segunda empresa a se voltar para a prospecção e exploração de minerais presentes em asteróides. A primeira foi a Planetary Resources, criada em abril de 2012 pelo presidente da Google, Larry Page, e pelo cineasta James Cameron.

Disponível em:

Exumação de D. Pedro I e suas duas mulheres


A análise feita com os restos mortais de D. Pedro I e suas duas mulheres, D. Leopoldina e D. Amélia, pode ajudar a impulsionar diferentes campos de pesquisa no Brasil, segundo professores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) que participaram do estudo. 

Nesta segunda-feira (18), a arqueóloga Valdirene do Carmo Ambiel defendeu sua dissertação de mestrado no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, em um trabalho que envolveu a exumação dos restos mortais dos três nobres e exames do material em equipamentos da Faculdade de Medicina. 

Nos próximos anos, ainda haverá mais análises em cima dos exames feitos com a família imperial. O diálogo entre medicina e arqueologia cria espaço para um campo de pesquisas ainda pouco explorado no país – a arqueopatologia, que estuda doenças a partir de vestígios do passado. 

“Isso não é a área de ninguém. A gente vai ter que aprender a fazer isso”, afirmou Paulo Saldiva, professor do departamento de patologia da Faculdade de Medicina. 

     No Hospital das Clínicas da USP, as ossadas de D. Pedro I e D. Leopoldina, e a múmia de D. Amélia passaram por exames de imagens como tomografias, radiologias e ressonâncias magnéticas capazes de revelar aspectos da vida e da morte deles. Além disso, partes dos tecidos dos nobres foram retirados para análises genéticas que ainda precisam ser concluídas. 

   D. Pedro I, por exemplo, fraturou quatro costelas do lado esquerdo, o que prejudicou o funcionamento de seus pulmões – ele morreu de tuberculose, doença que ataca justamente esses órgãos. Já D. Leopoldina não tinha nenhuma fratura nem na perna nem na bacia, o que enfraquece a hipótese de que ela teria sido morta pelo marido – uma lenda histórica afirmava que D. Pedro I a teria empurrado escada abaixo. 

   Mas Saldiva ressaltou que “não precisa ser VIP” para se tornar objeto de estudo com a aplicação dessa tecnologia. Segundo o professor, os mesmos exames já foram feitos em um fóssil de jacaré coletado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (SP) (Unicamp), que queriam saber mais sobre a locomoção dos animais. 

   E a técnica poderia ajudar a contar, ainda, outros capítulos da história do Brasil. “Um sambaqui [cemitério indígena], por exemplo, pode revelar as doenças que os europeus trouxeram para os índios”, sugeriu. 

   Mesmo levando em conta somente os exames já realizados com a família imperial, eles ainda devem render mais estudos. “O dado que já está colhido permite muito mais do que já foi feito até agora”, apontou Edson Amaro Júnior, professor do departamento de radiologia da Faculdade de Medicina da USP.


Relevância 

     De acordo com Astolfo Gomes de Mello de Araújo, professor de Arqueologia do MAE/USP e um dos orientadores do trabalho de Valdirene, a exumação dos corpos de parte da família real brasileira é importante para entender melhor o período imperial que o país viveu, que, segundo ele, é tratado com relativamente pouca relevância. 

    “O Brasil, de uma maneira geral, tem uma memória histórica curta (...) O trabalho mostrou que havia ali dados importantes, além de derrubar a dúvida de que ali pudessem não estar enterrados os restos mortais”, disse Araújo, referindo-se ao Monumento da Independência, cripta imperial localizada em São Paulo, onde estão as urnas funerárias. 

   Ele disse que medalhas e comendas que foram enterradas com D. Pedro I foram recuperadas durante a análise das urnas funerárias. Segundo o professor, esses materiais passam por restauração e estão atualmente em posse do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo. “Esse material foi recolhido e deve ser exposto”, explica. 

   O orientador ressaltou ainda a importância da obtenção das autorizações para a exumação, tanto de integrantes da família real brasileira, quanto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

    “Que isto sirva de exemplo até para outros países, onde há cada vez mais tabu em relação ao estudo de restos humanos (...) As pessoas acham que os restos mortais não podem ser manipulados. Isso é um retrocesso total, porque ali há informações importantes. Os restos humanos são tratados com respeito”, disse.



Disponível em:

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Rafael Correa é reeleito Presidente do Equador


O presidente do Equador, Rafael Correa, foi reeleito neste domingo (17) para um terceiro mandato consecutivo, que terminará em 2017, quando ele completar uma década no poder – um recorde em um país marcado por crises econômicas e políticas. Os 11,6 milhões de eleitores equatorianos também escolheram um novo vice-presidente, Jorge Glas, do Movimento Aliança Pais, de Correa, e 137 parlamentares da Assembléia Legislativa, além de cinco representantes do Parlamento Andino.
Correa não esperou os resultados oficiais para comemorar. Mal fecharam as urnas, saíram os primeiros resultados de boca de urna, confirmando a sua reeleição no primeiro turno. Correa tinha 58,80% dos votos, quase três vezes mais do que os 23,1% obtidos pelo segundo colocado, o ex-banqueiro Guillermo Lasso. Meia hora depois do fechamento das urnas, Correa saiu ao balcão do palácio presidencial para agradecer ao povo, que o esperava na Praça da Independência.
“Obrigado pela confiança”, disse Correa, que prometeu aprofundar a revolução cidadã iniciada por ele em 2006, quando foi eleito presidente pela primeira vez com a promessa de uma reforma constitucional. A nova Constituição, aprovada pela Assembléia Constituinte e submetida a um plebiscito popular, convocou novas eleições presidenciais para 2009 e estabeleceu o direito a dois mandatos consecutivos. Correa candidatou-se e ganhou seu segundo mandato – mas como era o primeiro, com a nova Constituição, teve direito a uma segunda reeleição.

O presidente votou de manhã e depois acompanhou sua filha, Anne Correa, de 16 anos, a votar. É a primeira vez, no Equador, que adolescentes de 16 a 18 anos, além de policiais e militares na ativa, podem votar.

Disponível em:



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Arqueólogos peruanos dizem ter achado templo de 5 mil anos


O templo seria um edifício retangular de 6,82 metros de comprimento e 8,04 metros de largura. Em seu centro, há uma estrutura que seria usada para manter uma fogueira, provavelmente em oferendas cerimoniais, segundo os arqueólogos.

Com 10 ruínas, El Paraíso é um dos maiores sítios arqueológicos da região central do Peru.

Os arqueólogos estavam no local para fazer trabalhos de conservação em nome do Ministério da Cultura, quando se depararam com os restos do que seria o antigo templo, composto por areia e pedras escurecidas.

Paredes

As paredes do edifício originalmente teriam tido 2,5 metros de altura e seriam cobertas de argila amarela e tinta. As paredes que sobraram, porém, só têm 70 centímetros.

Segundo os arqueólogos, a descoberta sugere que as comunidades que viviam na região durante a chamada Era Pré-Cerâmica (entre 3500 a.C. e 1800 a.C.) eram mais interconectadas do que se acreditava anteriormente.

"Ela confirma que a região em torno de Lima foi um foco de atividade das civilizações do território andino, o que demonstra sua importância religiosa, econômica e política", disse o vice-ministro da Cultura do Peru, Rafael Varo.

Segundo Marco Guillen, coordenador da equipe de arqueólogos que fez a descoberta, a principal característica da religião dos antigos habitantes do local seria o uso do fogo, que queimava no centro dos seus templos.

"A fumaça era usada pelos sacerdotes para se comunicar com os deuses", diz Guillen. Acredita-se que o Peru tenha milhares de ruínas não descobertas - o que faria do país um destino preferencial para arqueólogos e também saqueadores.

Disponível em:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/02/130213_peru_arqueologia_ru.shtml

Passagem de meteorito pela Rússia deixa pelo menos 400 feridos




Pelo menos 400 pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira após a passagem de um meteoro na região dos montes Urais, no centro da Rússia. O fenômeno natural causou a queda de bolas de fogo em direção à Terra, provocando tremores e a queda de bolas de fogo.
A passagem do corpo celeste provocou um rastro branco que pôde ser visto em um raio de 200 km, incluindo a cidade de Iekaterimburgo. Segundo a agência de notícias Reuters, a cidade mais afetada foi Tchielabinsk, onde moradores ouviram um barulho similar ao de uma explosão.
Após o ruído, foi vista uma luz forte e uma onda de tremor. As autoridades locais afirmam que pelo menos 400 pessoas procuraram os hospitais da cidade com ferimentos leves, em sua maioria causados por estilhaços dos vidros das janelas que quebraram após a passagem do meteorito.
Moradores da região ficaram em pânico com o som e a claridade do fenômeno natural. Além dos vidros quebrados, alarmes de carros foram disparados e o serviço de telefonia celular ficou fora do ar. O teto de folhas de zinco de uma fábrica de 6000 m_2_ caiu.
Apesar dos estragos e do susto, não há informações de feridos graves após o incidente. O presidente russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro, Dmitri Medvedev, foram comunicados sobre o fato pela administração da região dos montes Urais.
A quantidade de feridos foi considerada alta para uma passagem de um meteoro. Em geral, o fenômeno provoca apenas susto nos moradores da região atingida, devido ao barulho provocado pelo rompimento da barreira do som.
Estes corpos celestes viajam a uma velocidade maior que a do som, assim como os caças militares. As autoridades locais ainda não sabem se o fenômeno foi provocado pela queda de diversos meteoritos ou de um único meteoro.
Incidentes do tipo são raros. Acredita-se que um meteorito tenha devastado uma área de mais de 2.000 quilômetros quadrados na Sibéria, também na Rússia, em 1908.
Em sua conta no microblog Twitter, a agência espacial europeia descartou até o momento qualquer relação do incidente com a passagem de um asteroide de 45 metros pela Terra nesta sexta.

Referências:

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Asteróide vai passar a 27 mil quilômetros de distância da Terra nesta sexta

                               

Astrônomos de todo o mundo estarão atentos amanhã (15) à passagem do 2012 DA14, que às 17h30 poderá ser observado a apenas 27,7 mil quilômetros da crosta terrestre. Isso equivale a menos de um décimo dos 384 mil quilômetros que separam a Terra da Lua. A distância mínima será atingida quando o corpo celeste, de 130 mil toneladas, estiver na direção do Oceano Índico, perto da Ilha de Sumatra, na Indonésia, e será possível vê-lo com ajuda de instrumentos em partes da Ásia, Oceania, Europa e África.
O visitante celestial, chamado 2012 DA14, foi descoberto no ano passado por um grupo de astrônomos amadores da Espanha. Com tamanho aproximado de uma piscina olímpica, com 46 metros de diâmetro, esta será a maior aproximação de um asteróide deste porte desde que cientistas começaram a monitorar rotineiramente os asteróides, 15 anos atrás.
Astrônomos afirmam que não há chance de o asteróide colidir com a Terra, mas caso isto acontecesse, liberaria cerca de 2,5 megatoneladas de energia na atmosfera. “Seria algo comparável ao impacto causado por outro objeto em Tuguska na Sibéria em 1908”, disse Donald Yeomans administrador do Programa de Objetos Próximos a Terra, da Nasa. O choque na Sibéria resultou em grande devastação em uma área de 1.200 quilômetros quadrados.
Disponível em:

Um ano


          O Que história é essa? completa um ano hoje. Agradeço a todas e todos que colaboram para este projeto continuar acontecendo... 

    Obrigada aos leitores e leitoras, amig@s, colegas de trabalho, em especial aos estudantes que são o maior objetivo e a melhor razão deste blog.

          Agradeço especialmente a minha família pelo apoio e incentivo.

Maria Alzira
    

Quadrinhos históricos


Para pensar...


Roda


Será que essa invenção não irá causar mortes?
É só não usar como um selvagem!

Estradas do Império Romano



        A Tabula Peutingeriana ou na Peutinger tabela é uma rota mostrando a rede de estradas do Império Romano no século IV. O mapa abrange a Europa, norte da África e partes da Ásia. A cópia mais antiga é de um monge do século XIII e é feita de pergaminho. O nome do documento é humanista Konrad Peutinger XVI século, que compilou e publicou em 1591. Agora é possível consultar esta rota através da internet. 
     Um site reconstruiu e permite que o usuário insira um destino e um acabamento que mostra o mapa antigo. A página se refere a um estudo exaustivo do documento produzido pela Universidade de Cambridge. http://www.omnesviae.org/ 


Disponível em:

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor



     A Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP, em inglês) começou como uma iniciativa de um grupo de ativistas multirraciais na cidade de Nova Iorque. Foi fundada em 12 de fevereiro de 1909, por um grupo de ativistas conhecidos como The Call (A Chamada) para lutar pelos direitos de afro-americanos: um grupo de intelectuais negros e simpatizantes brancos que, inicialmente, formou um comitê durante reunião no centenário do aniversário de Abraham Lincoln, em Nova York, que em 1910 se transformou na NAACP. 

    Um ano depois, o grupo deu início a seus primeiros trabalhos para combater a injustiça social através de processos judiciais, uma tradição que a organização ainda mantém. Hoje, sendo a maior e mais antiga organização a favor dos direitos civis dos Estados Unidos, a NAACP promove a justiça por meio do compromisso cívico e da autonomia econômica, além de fornecer pesquisas e programas dirigidos para pôr fim às diferenças entre minorias étnicas e norte-americanos caucasianos. 

     A Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor - NAACP é uma das mais antigas e mais influentes instituições a favor dos direitos civis de uma minoria (principalmente de negros) nos Estados Unidos. A NAACP combatia em duas frentes: na educação e em questões judiciais, a exemplo dos processos impetrados contra as chamadas Leis de Jim Crow, que privavam os negros de direitos civis. 

   Em 1915, graças à NAACP, a "cláusula do avô" foi anulada pela Suprema Corte dos Estados Unidos. Em 1954, a NAACP já era a maior organização de defesa dos direitos civis no mundo, nessa época com meio milhão de sócios. No ano seguinte, Rosa Parks, uma costureira que participava como secretária na NAACP, foi presa por recusar-se a obedecer à ordem de segregação racial num ônibus da cidade de Montgomery, no Alabama e cuja prisão motivou o movimento que seria denominado boicote aos ônibus de Montgomery. 

   A NAACP tem sua origem no "Movimento Niágara", um grupo contrário ao pensamento "comodista" de Booker T. Washington, que entendiam que a conquista dos direitos políticos era fundamental para poderem competir economicamente. 

   O nome da instituição é um dos únicos usos sobreviventes do termo "pessoas de cor", agora visto como arcaico e ofensivo. Entre membros famosos, estiveram a costureira símbolo da luta contra segregação racial Rosa Parks. A cada ano, a associação entrega o prêmio NAACP Image Awards para os negros (e miscigenados, como é o caso de Mariah Carey) mais influentes do cinema, televisão e música do ano. 

O logotipo da NAACP mostra um conjunto de balanças equilibradas que representam a justiça, com a data de fundação e o nome da organização entre os dois pratos. Acabar com a discriminação e o ódio raciais, além de garantir igualdade política, educacional, social e econômica entre todos. O site oficial da associação é: http://www.naacp.org/

Referências e maiores informações: 


Quaresma

CINCO INFORMAÇÕES SOBRE A QUARESMA

  • O tempo da quaresma é de quarenta dias, porém em dias corridos somam quarenta e sete, pois, de acordo com o cristianismo, o domingo, que já é dedicado como o dia do Senhor, durante a quaresma não é contado. Após esse período, se inicia o Tríduo Pascal, que termina no Domingo de Páscoa. 
  • Era prática comum em Roma que os penitentes começassem sua penitênicia pública no primeiro dia de Quaresma. Eles eram salpicados de cinzas, vestidos com saial e obrigados a manter-se longe até que se reconciliassem com a Igreja na Quinta-feira Santa ou a Quinta-feira antes da Páscoa. Quando estas práticas caíram em desuso (do século VIII ao X) o início da temporada penitencial da Quaresma foi simbolizada colocando cinzas nas cabeças de toda a congregação. 
  • A Igreja viria a alterar e adaptar práticas pré-cristãs, relacionando o período carnavalesco com a Quaresma. Uma prática penitencial preparatória à Páscoa, com jejum começou a definir-se a partir de meados do século II; por volta do século IV, o período quaresmal caracterizava-se como tempo de penitência e renovação interior para toda a Igreja, inclusive por meio do jejum e da abstinência. Tertuliano, São Cipriano, São Clemente de Alexandria e o Papa Inocêncio II foram grandes inimigos do Carnaval, mas, no ano 590, a Igreja Católica permite que se realizem os festejos do Carnaval, que consistiam em desfiles e espetáculos de caráter cômico. 
  • No séc. XV, o Papa Paulo II contribuiu para a evolução do Carnaval, imprimindo uma mudança estética ao introduzir o baile de máscaras, quando permitiu que, em frente ao seu palácio, se realizasse o Carnaval romano, com corridas de cavalos, carros alegóricos, corridas de corcundas, lançamento de ovos, água e farinha e outras manifestações populares. 
  • Uma prática penitencial preparatória para a Páscoa. Outras referências a um tempo pré-pascal aparecem no Oriente, no início do século IV, e no Ocidente no final do mesmo século.


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Ossos achados em estacionamento são do rei Ricardo 3º


Cientistas britânicos confirmaram ontem que um esqueleto encontrado embaixo de um estacionamento em Leicester, no interior da Inglaterra, é do rei Ricardo 3º, morto numa batalha em 1485.
A descoberta arqueológica foi endossada com base em exames de DNA e já é considerada uma das mais importantes da era moderna.
Os restos mortais do rei estavam desaparecidos desde o século 16, quando a igreja na qual o corpo dele havia sido enterrado foi demolida. O local foi identificado no ano passado e as escavações começaram em agosto.
Seis meses depois, a Universidade de Leicester confirmou que o material genético da ossada é semelhante ao do carpinteiro canadense Michael Ibsen, descendente da irmã mais velha do monarca.
"O indivíduo exumado é de fato Ricardo 3º, o último rei da Inglaterra da linhagem dos Plantagenetas", disse o arqueólogo Richard Buckley, que coordenou o projeto.

FERIDAS DE BATALHA
O rei, que inspirou a peça "Ricardo 3º", de William Shakespeare, foi morto na batalha de Bosworth, último capítulo da Guerra das Rosas (1455-1485), que opôs as casas reais de Lancaster e York.
Sua derrota abriu caminho para Henrique 7º assumir a coroa inglesa e inaugurar a dinastia Tudor, que governaria o país durante mais de um século, até 1603.
A coluna vertebral do esqueleto encontrado em Leicester é torta, correspondendo aos registros de que o rei sofria de escoliose.
Os exames detectaram dez lesões na ossada, sendo oito no crânio. O golpe fatal teria sido dado na cabeça com um objeto pontiagudo, provavelmente uma lança, que penetrou cerca de 10 cm e atingiu o seu cérebro.
Os cientistas encontraram sinais de que o corpo do rei foi empalado depois que ele já estava morto. Segundo a perícia, seus pés foram arrancados e o corpo foi enterrado nu numa vala comum.
Os livros tratam Ricardo 3º, que reinou por só dois anos, como um dos tiranos mais cruéis da Inglaterra. Ele teria ordenado a morte de dois sobrinhos de 12 e nove anos, filhos de seu irmão Eduardo 4º, para garantir o trono.
Depois disso, enfrentou uma série de rebeliões até tombar em Bosworth. Na peça de Shakespeare, o rei perde a montaria ao fim da batalha e diz, antes de morrer: "Um cavalo, um cavalo! Meu reino por um cavalo!".
A Sociedade Ricardo 3º, que iniciou as buscas pela ossada, sustenta que a imagem negativa não corresponde ao verdadeiro perfil do monarca.
"Espero que este seja um novo começo para Ricardo 3º. Quando a verdade vier à tona, as pessoas terão uma imagem bem diferente dele como rei", disse Philippa Langley, diretora da entidade, à BBC.
A ossada do rei será enterrada na catedral de Leicester, 518 anos após a sua morte. "Agora caberá aos historiadores dizer se ele foi um tirano terrível ou um grande rei. Como arqueólogos, não podemos responder a essa questão", disse Buckley à Folha.

Disponível em:

Renúncia do Papa


         
          O Papa Bento 16 disse que não hesitaria em renunciar o cargo pela própria vontade, assim como fez Papa Celestino 5, em 1294, após apenas cinco meses de pontificado. 

          Gregório 12 também abdicou, mas fez por contragosto em 1415 para encerrar uma disputa com um candidato rival à Santa Sé. 

          "Se o Romano pontífice renunciar a seu ofício, requer-se para a validade que a renúncia seja livre e se manifeste formalmente, mas que não seja aceita por ninguém", estabelece o cânone 332,2 do Código de Direito Canônico, único elemento válido para julgar o tema. 

          Além disso, acrescenta que "uma vez feita e anunciada a renúncia, no modo que for, à Igreja pelo Romano pontífice fica vacante (a sede pontifícia) e não pode voltar com a palavra". 

          Assim que a Sede Apostólica estiver vacante se procederá à convocação de um Conclave para escolher o novo papa. 

          Neste caso, a Sé Vacante começará em 28 de fevereiro de 2013 às oito da noite de Roma, segundo anunciou o próprio pontífice em sua carta de renúncia. 

          O porta-voz do Vaticano disse, em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira, que todos "foram pegos de surpresa" com a decisão do papa Bento XVI, inclusive seus assistentes mais próximos. 

          O padre Federico Lombardi disse que o Papa deve continuar em "total comando" da Igreja até as 19h (17h de Brasília) do dia 28 de fevereiro. 

          Na coletiva, Lombardi salientou que a possibilidade da renúncia papal está prevista no Cânone 332 e que deve ser tomada por uma decisão pessoal após reflexão. Ele afirmou que a decisão de Bento XVI não está relacionada com dificuldades em seu papado. Também descartou que Bento XVI sofresse de depressão ou de incertezas sobre o seu pontificado. 

          Segundo consta a decisão do Papa não foi tomada por uma doença específica, meramente pela idade avançada. Especulou que o Papa possa ter desejado renunciar para evitar o calendário exaustivo dos preparativos para a Páscoa. 

          O porta-voz também anunciou Bento XVI deve ir a residência papal de verão, nas proximidades de Roma, após sua renúncia entrar em efeito. Posteriormente, o Papa deve retornar ao Vaticano para morar em uma residência reclusa. Lombardi disse que o Sumo Pontífice deve agora se dedicar a oração, a escrever e ao estudo. 

          O papa Bento XVI renuncia a um dos seus nove habituais títulos: o de “patriarca do Ocidente”. Ao abrir mão dessa honra, o líder da Igreja Católica tenta estreitar os laços com as igrejas ortodoxas, que surgiram do cisma de 1054. Mas é sabido que essas igrejas apresentam uma resistência muito forte, porque, à semelhança dos evangélicos, não aceitam a autoridade do papa. 

          Além disso, os ortodoxos divergem de outras práticas da igreja romana. Seus padres se casam e constituem família. As comunidades locais gozam de relativa autonomia, pois não possuem um sistema hierárquico semelhante ao papado romano. Isso significa que a autoridade não é restrita aos bispos, mas abrange a comunidade de todos os fiéis. Não veneram imagens de esculturas, usam somente os ícones, que são pinturas de “santos” ou anjos, o que não deixa de ser idolatria. 

          Há quem diga que, ao renunciar ao título em referência, o papa deseja, na verdade, se apresentar como “patriarca universal”.

Referências e maiores informações:

http://www.icp.com.br/80apologia.asp

http://noticias.terra.com.br/mundo/direito-canonico-preve-renuncia-do-papa-sempre-que-for-por-livre-vontade,cc8cae92b85cc310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

http://telacrente.org/2010/11/24/papa-bento-xvi-podera-renunciar/

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Histórias Cruzadas




          Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. 

          Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões. 

          O filme mostra o drama das empregadas negras nos Estados Unidos durante a conturbada luta pelos direitos civis em meados do século passado. No entanto, o faz trilhando um caminho dos mais intimistas, priorizando as questões pessoais das personagens. 

          O diretor e roteirista Tate Taylor soube extrair o melhor de seu elenco e também do best-seller de Kathryn Stockett. A trama se desenrola sem tropeços, prende e diverte. Muitos se surpreenderam quando The Help chegou ao primeiro lugar nas bilheterias dos EUA e lá ficou por três semanas seguidas (o que não acontecia desde A Origem), superando os blockbusters milionários do momento. No entanto, a verdadeira surpresa é que ainda exista o choque dos executivos quando um ótimo filme, com boas atrizes e orçamento adequado para seu roteiro e sem excessos megalomaníacos, encontre seu público com honestidade.

Maiores Informações e referências:

http://omelete.uol.com.br/cinema/historias-cruzadas-critica/

sábado, 9 de fevereiro de 2013

História do Samba - um breve resumo


O nome samba é, provavelmente, originário do nome angolano semba, um ritmo religioso, cujo nome significa umbigada, devido à forma como era dançado.

O primeiro registro da palavra "samba" aparece na Revista O Carapuceiro, de Pernambuco, em 3 de fevereiro de 1838, quando Frei Miguel do Sacramento Lopes Gama, escreve contra o que chamou de "samba d'almocreve". O Samba é a principal forma de música de raízes africanas surgida no Brasil.

Em meados do século 19, a palavra samba definia diferentes tipos de música introduzidas pelos escravos africanos, desde o Maranhão até São Paulo. O samba carioca provavelmente recebeu muita influência de ritmos da Bahia, com a transferência de grande quantidade de escravos para as plantações de café no Estado do Rio, onde ganhou novos contornos, instrumentos e histórico próprio, de forma tal que, o samba moderno, como gênero musical, surgiu no início do século 20 na cidade do Rio de Janeiro (a capital brasileira de então).

Muitos pesquisadores apontam para os ritmos do maxixe, do lundu e da modinha como fontes que, quando sintetizadas, deram origem a ao samba moderno.

O termo "escola de samba" é originário deste período de formação do gênero. O termo foi adotado por grandes grupos de sambistas numa tentativa de ganhar aceitação para o samba e para a suas manifestações artísticas; o morro era o terreno onde o samba nascia e a "escola" dava aos músicos um senso de legitimidade e organização que permitia romper com as barreiras sociais.

O samba-amaxixado Pelo telefone, de domínio público mas registrado por Donga e Mauro Almeida, é considerado o primeiro samba gravado, embora Bahiano e Ernesto Nazaré tenham gravado pela Casa Édison desde 1903. É deles o samba "A viola está magoada". Há registros também do samba "Em casa de Baiana" (1913), de autoria de Alfredo Carlos Brício. Porém ambos não fizeram muito sucesso, e foi a composição registrada por Donga que levou o gênero para além dos morros. Donga chegou a anunciar "Pelo telefone" como "tango-samba", no Jornal do Brasil de 8 de janeiro de 1917. 

Nos anos trinta, um grupo de músicos liderados por Ismael Silva fundou, na vizinhança do bairro de Estácio de Sá, a primeira escola de samba, Deixa Falar. Eles transformaram o gênero, dando-lhe os contornos atuais, inclusive coma introdução de novos instrumentos, como o surdo e a cuíca, para que melhor se adequasse ao desfile de carnaval. Nesta mesma época, um importante personagem também foi muito importante para a popularização do samba: Noel Rosa. Noel é responsável pela união do samba do morro com o do asfalto. É considerado o primeiro cronista da música popular brasileira. Nesta época, a rádio difundiu a popularidade do samba por todo o país, e com o suporte do presidente Getúlio Vargas, o samba ganhou status de "música oficial" do Brasil.

Nos anos seguintes o samba se desenvolveu em várias direções, do samba canção às baterias de escolas de samba. Um dos novos estilos foi a bossa nova, criado por membros da classe média, dentre eles João Gilberto e Antonio Carlos Jobim.

Nos anos sessenta os músicos da bossa nova iniciaram um movimento de resgate dos grandes mestres do samba. Muitos artistas foram descobertos pelo grande público neste momento. Nomes como Cartola, Nelson Cavaquinho, Zé Keti e Clementina de Jesus gravaram os seus primeiros discos.

Nos anos setenta o samba era muito tocado nas rádios. Compositores e cantores como Martinho da Vila, Bezerra da Silva, Clara Nunes e Beth Carvalho dominavam as paradas de sucesso.

No início da década de 1980, depois de um período de esquecimento onde as rádios eram dominadas pela música de discoteca e pelo rock brasileiro, o samba reapareceu no cenário brasileiro com um novo movimento chamado de pagode. Nascido nos subúrbios cariocas, o pagode era um samba renovado, que utilizava novos instrumentos, como o banjo e o tantã, e uma linguagem mais popular. Os nomes mais famosos foram Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Grupo Fundo de Quintal, Jorge Aragão e Jovelina Pérola Negra.

Atualmente o samba é um dos gêneros musicais mais populares no Brasil e sem dúvida é o ritmo que melhor representa a imagem do Brasil e do carioca.
Disponível em: