terça-feira, 6 de março de 2012

Mulher & Cinema

FILME DA SEMANA: TERRA FRIA

Veja:


“Terra Fria” se passa no estado de Minnesota, na década de 1980, nos Estados Unidos, fronteira com o Canadá. Josey, a personagem principal, foge do marido, pois era vítima de violência doméstica.

Volta para sua cidade natal, local onde a principal atividade econômica é a mineração. Aceita um emprego na mineradora da cidade, contra a vontade de seu pai, empregado da empresa há décadas e um dos muitos funcionários que não aceitam mulheres em seu trabalho.

 Josey e suas colegas são tratadas como inimigas pelos outros funcionários. Mesmo Glory, sua amiga de Josey, não consegue resolver as brigas internas como representante das mulheres no sindicato.

Ela Sofre todo tipo de abusos, inclusive de um ex-namorado que agora é seu chefe. Não aceita a indiferença da companhia e resolve procurar a justiça americana em busca de melhores condições para ela e as colegas. Luta sozinha, as companheiras têm medo de represálias e de ficarem sem emprego.

É nesse ambiente que Josey Aimes se rebela e resolve denunciar a fábrica, o que ocasionou numa luta de 4 anos e resultou no primeiro processo de assédio sexual dos EUA,  em 1989. O filme é baseado em fatos reais.

Título Original: North Country
Gênero: Drama
Duração: 126 min.
Ano: EUA - 2005
Distribuidora: Warner Bros.
Direção: Niki Caro
Roteiro: Michael Seitzman
Censura: 16 anos


“ O que se pode fazer quando os poderosos atacam os oprimidos?
Bom pra começar você se levanta e fala a verdade.
Você defende seus amigos.
Você se levanta. Mesmo estando sozinho.
Você defende “.

(Bill Whitte, advogado de Josey Aimes, durante o julgamento)


Após assistir o filme, responda as questões:

1.     Qual é o tema central do filme “Terra Fria”?

2.     Explique: “Josey Aimes se rebela e resolve denunciar a fábrica, o que ocasionou numa luta de 4 anos e resultou no 1° processo de assédio sexual dos EUA, isso em 1989”.

3.     Comente a cena do filme que  mais lhe chamou atenção. Justifique.


Nenhum comentário:

Postar um comentário