segunda-feira, 5 de março de 2012

Villa-Lobos

Hoje, 05 de março, é a data de nascimento de um dos maiores maestros   e compositores do Brasil. Heitor Villa-Lobos se tornou conhecido como um revolucionário que rompeu com a música acadêmica no Brasil.

Nasceu no Rio de Janeiro, na Rua Ipiranga, bairro de Laranjeiras, filho de Noêmia e Raul Villa-Lobos. Se estivesse vivo completaria nesta data 125 anos.

Seus biógrafos afirmam que ele estudou no Instituto Nacional de Música, mas o próprio Villa-Lobos disse que detestava tal escola. Autodidata, viajou pelo interior do Brasil, pesquisou o folclore e entrou em contato com uma música diferente da que estava acostumado a ouvir: modas caipiras, tocadores de viola e outros tipos que mais tarde viriam a universalizar-se através de suas obras.

Subsidiado pelo Congresso Brasileiro, em 1923, faz sua primeira viagem à Europa, desacompanhado (sem Lucília Villa-Lobos), a bordo do navio Groix. Foi à Paris. Permaneceu até 1924, com a ajuda de um grupo de amigos: Carlos Guinle, Arnaldo Guinle, Laurinda Santos Lobo, Graça Aranha, Olívia Guedes Penteado, Paulo Prado, Conselheiro Antônio Prado e Geraldo Rocha. Nesse mesmo ano, a soprano Vera Janacópulos e a violonista Yvonne Astruc apresentaram, em concerto, algumas de suas criações.

Escreveu o "Noneto" - subtitulado "Impressão Rápida de Todo o Brasil" - e o dedicou a Olívia Guedes Penteado, também, em 1923. Viajou com a Caravana de Arte Brasileira, com a finalidade de levar música a 54 cidades do interior paulista, em 1924.  Os pianistas Lucília Villa-Lobos, Guiomar Novaes, Antonieta Rudge Müller e João de Souza Lima; o violinista belga Maurice Raskin; e as cantoras Nair Duarte Nunes e Annita Gonçalves também fizeram parte desta caravana.

Em 1932 organizou o "Guia Prático - 1º Volume", contendo 137 canções folclóricas por ele arranjadas, destinadas à iniciação musical nas escolas.

Villa-Lobos apresentou seu plano educacional, em 1936, em Praga e depois em Berlim, Paris e Barcelona.

Em 1942, quando o maestro Leopold Stokowski e a The American Youth Orchestra foram designados pelo presidente Roosevelt para visitar o Brasil O maestro Stokowski realizou concertos no Rio de Janeiro e solicitou a Villa-Lobos que selecionasse os melhores músicos e sambistas, a fim de gravar a Coleção Brazilian Native Music. Villa-Lobos reuniu Pixinguinha, Donga, João da Baiana, Cartola e outros, que sob sua batuta realizaram apresentações e gravaram a coletânea de discos, pela Columbia Records.

Residiu nos EUA entre 1957 e 1959. Retornou ao Brasil para as comemorações do aniversário do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Com a saúde abalada, foi internado para tratamento e veio a falecer em novembro de 1959.


                  
                                          








 
Para saber mais:






Nenhum comentário:

Postar um comentário