quinta-feira, 19 de julho de 2012

Livrarias lendárias que sempre valem uma visita

Os recantos dedicados à produção literária podem contar muito sobre o destino visitado. A história da fundação, aspectos curiosos dos proprietários e frequentadores, a qualidade do acervo e infinitos outros detalhes ajudam a construir verdadeiras lendas em torno de alguns estabelecimentos e fazem desses pontos lugares imperdíveis durante uma viagem a Paris ou São Francisco. 
Reya Vieltman
Beatniks na City Lights
Lawrence Ferlinghetti inaugurou, em 1953, a City Lights em São Francisco. Também poeta, a ideia era colocar ali apenas obras de boa qualidade literária, além de jornais e revistas alternativas.
A City Lights é também editora, sobretudo de livros de bolso. Foi em 1956, quando publicou o poema Howl, de Allen Ginsberg, que seu destino mudou, tornando-se local de acolhida para toda uma geração de artistas independentes, principalmente os Beatniks.
O ideal é perder-se pelas estantes que enchem todo o prédio triangular, reparando nos cartazes antigos, na seleção de livros de bolso ali editados, nos ainda presentes jornais alternativos, e na coleção, mais que incrível, de obras da geração Beatnik.
Ponto de encontro de artistas e intelectuais, foi palco de manifestos e todo tipo de grito por liberdade que marcaram os anos 1960 e 1970. Até hoje, a agenda de eventos artístico-literários é sempre concorrida.
A livraria ocupa o número 261 da Columbus Avenue at Broadway, em Norht Beach, a poucas quadras de Embarcadero. Veja no site citylights.com.

Berço de escritores na Shakespeare & Co
Fundada em Paris, em 1951, pelo visionário americano George Whitman, foi primeiro batizada de Le Mistral. Depois, mudou o nome em homenagem à Silvia Beach, proprietária da primeira Shakespeare and Company, que foi pioneira no incentivo direto às artes e ao apoio a novos escritores.
Com o lema “não seja rude com estranhos, pois podem ser anjos disfarçados”, a livraria abriu suas portas e serviu de lar temporário a centenas de escritores que chegavam em Paris sem casa e precisando de ajuda para trabalhar. Taí a origem de boa parte das riquíssimas histórias do local.
São muitos cantinhos imperdíveis: as ilustrações de autores famosos nas escadas; bilhetes e desenhos pregados pelas paredes na área infantil; salas com cadeiras de cinema e acervos doados por outros amantes dos livros e até um piano à disposição dos visitantes.
Difícil passar um dia sem um lançamento ou evento. Grande parte são de autores americanos e ingleses, ou ao menos realizados em língua inglesa – bom para o turista que está de passagem. Fica no número 37 da Rue de la Bûcherie, em pleno Quartier Latin. Veja o siteshakespeareandcompany.com.

Disponível em:
http://www.gazetadopovo.com.br/turismo/conteudo.phtml?tl=1&id=1276564&tit=Livrarias-lendarias-que-sempre-valem-uma-visita-


Nenhum comentário:

Postar um comentário