quarta-feira, 25 de julho de 2012

Chávez revela "verdadeiro rosto" de Bolívar em homenagem ao herói


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, celebrou nesta terça-feira (24) o 229º aniversário de nascimento de Simón Bolívar mostrando um retrato digitalizado do Libertador, que, segundo o líder, mostra o "verdadeiro rosto" do herói nacional.
A imagem, reproduzida após dois anos de pesquisa cientifica, apresenta um Bolívar similar ao que se observa nas pinturas, mas com um grande nariz e traços marcados, além dos pequenos olhos de olhar penetrante.
EFE/ David Fernández
"A partir de hoje teu rosto verdadeiro, resgatado pelas mãos amorosas de teus filhos cientistas, brilhará muito mais porque já sabemos com precisão a luminosidade desse olhar", afirmou Chávez sem esconder sua emoção.
Acompanhado por um grupo de crianças, o chefe de Estado venezuelano revelou o retrato de Bolivar em um ato oficial, que, por sua vez, foi acompanhado por representantes dos poderes Judicial e eleitoral, assim como os cientistas envolvidos com esse estudo.
"Aí está seu rosto vivo em nós e conosco", disse Chávez, enquanto a antropóloga legista Lourdes Pérez apresentou uma explicação mais técnica: "Para fazer essa reconstrução essa facial realizamos uma análise antropológica do rosto do Libertador sustentada em parâmetros ontogênicos gerais e particulares, baseados na revisão das características morfológicas presentes nos ossos da face".
Lourdez explicou que a imagem foi alcançada através da técnica craniométrica, que deixa à margem alguns "erros subjetivos". A legista ainda especificou que se usou uma tomografia axial computadorizada realizada no crânio de Bolívar.
Em seu discurso, o chefe de Estado também se referiu à informação oferecida pelo presidente do Instituto Venezuelano de Genealogia, Antonio Vaillant, que assegurou em uma recente entrevista que o candidato presidencial da oposição Henrique Capriles seria descendente de um irmão de Simón Bolívar.
"Estão falando de um sobrinho oitavo de Bolívar (...) seria preciso dizer que o sobrinho primeiro de Bolívar se chamava Fernando Bolívar (...) um jovem de má conduta", comentou Chávez, que também descartou dessa possibilidade ser real.
No Twitter, o candidato oposicionista respondeu as afirmações de feitas por Chávez: "A melhor forma de honrar a memória de nosso Libertador Simón Bolívar é solucionando os milhares de problemas dos venezuelanos".
Bolívar contribuiu de maneira decisiva na independência dos territórios que atualmente ocupam Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela.

Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário