Na década de 1960 ficou mais claro a preocupação do mundo com temas ambientais. Nesta década aconteceriam as primeiras iniciativas governamentais que se propunham a discutir o assunto. Foi também neste período que despertava a ideologia ambiental política.
A juventude começou a questionar tabus da época, como o trabalho, os problemas sexuais e a deterioração do homem, também levantaram a bandeira do ambientalismo.
As mudanças sócio-culturais e a preocupação com o meio-ambiente é fruto de anos de contestação e da contracultura da década de 60. Naquela década gerou-se o embrião, despertou-se a semente e preparou-se o terreno para que na década seguinte surgissem os acontecimentos que despertariam de vez a atenção internacional para as questões ambientais.
Acompanhe os antecedentes históricos até a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
Estocolmo 1972
Realizada há quarenta anos, a Conferência de Estocolmo representou o primeiro grande passo em busca da superação dos problemas ambientais. Até então, era comum pensar que os recursos naturais eram inesgotáveis e que a Terra suportaria toda ação humana. Foi somente a partir da reunião de Estocolmo, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que a temática ambiental passou a integrar a agenda política internacional.
Rio – 92
Em 1992, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ou Rio-92, foi o maior evento realizado no âmbito das Nações Unidas até então. Delegados de 172 países e 108 chefes de Estado, além de 10 mil jornalistas e representantes de 1.400 ONGs, estiveram presentes no Riocentro, enquanto membros de 7 mil ONGs e boa parte da população do Rio de Janeiro, de várias cidades do Brasil e de outras partes do mundo reuniram-se no Fórum Global, no Aterro do Flamengo.
A Conferência do Rio consolidou o conceito de desenvolvimento sustentável, proposto pelo Relatório “Nosso Futuro Comum”, de 1987, que buscava superar o conflito aparente entre desenvolvimento e proteção ambiental.
Rio+10
As Nações Unidas decidiram realizar, em 2002, na África do Sul, uma Conferência para marcar os dez anos da Rio-92, analisar os resultados alcançados e indicar o caminho a ser seguido para implementação dos compromissos. A Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável reuniu, em Johanesburgo, mais de 100 Chefes de Estado e reafirmou metas relativas à erradicação da pobreza, à promoção da saúde, à expansão dos serviços de água e saneamento, à defesa da biodiversidade e à destinação de resíduos tóxicos e não-tóxicos.
A agenda de debates incluiu energias renováveis e responsabilidade ambiental das empresas, bem como a necessidade de que todos os atores sociais somem esforços na promoção do desenvolvimento sustentável.
Rio+20
Na Rio+20, assim como ocorreu na Rio-92, espera-se pensar o futuro. Além de refletir sobre as ações adotadas desde 1992, deseja-se estabelecer as principais diretrizes para orientar o desenvolvimento sustentável pelos próximos vinte anos.
A Rio+20 tem o potencial de ser o mais importante evento de política internacional dos próximos anos. Será uma Conferência sobre desenvolvimento sustentável, abarcando suas dimensões econômica, social e ambiental.
A Resolução 64/236, de 2009, da Assembléia-Geral das Nações Unidas, estabelece como objetivo da Conferência a renovação do compromisso político internacional com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação das ações implementadas e da discussão de desafios novos e emergentes.
As Nações Unidas definiram como temas para a Conferência:
– Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.
– Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
Rio + 20 - Comitê Nacional de Organização
Ritter, Renata. SENAI, CIC.
Maiores Informações:
Está certo alguém tinha que se preocupar com nosso planeta.
ResponderExcluirAs nossas águas, árvores e os animais silvestres estão acabando e sendo extintos. Não podemos ficar com os braços cruzados, temos que ajudar o nosso planeta.
ainda bem mesmo que os países estão tentando tomar iniciativas para ajudar a salvar o nosso meio ambiente,não adianta somente os presidentes concordarem em ajudar mas a população que habita nos países não ajudarem,devemos ajudar a o planeta.(lucas soares lapola 9*B)
ResponderExcluirachei muito bacana as preocupações com os problemas ambientais ,mais essas preocupações tem q sair de palavras e se transfomarem em atitudes !
ResponderExcluirachei muito legal espero q tenha rio mais 30 40 50 60 por que assim eles vão se ajudando cada vez mais me vão cuidando do planeta cada vez mais e assim o mundo fica com muito menos poluiçao
ResponderExcluirachei dahora espero que continue a sim o pensamento deles pq até daqui uns anos agente vamos se lembrar dessa rio + 20 que mudou o mundo =D
ResponderExcluirdevemos nos mobilizar é realizar mais congressos sobre meio ambiente é colocarmos isto como uma questão nas escola é lugares publicos porque nossos filhos irão sofrer com isto é nos mesmo estamos sofrendo com isto . Lougas Pereira 9°B
ResponderExcluir