sábado, 21 de abril de 2012

Brasília - 52 anos



Brasília é a capital federal da República Federativa do Brasil e sede de governo do Distrito Federal. No censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010, sua população é de 2 562 963 de habitantes, sendo então a quarta cidade brasileira mais populosa.
Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.
O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, o adequou ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. O lago armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.
A construção de Brasília obedece aos preceitos da famosa Carta de Atenas, documento redigido pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier na ocasião do Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, em 1933. O documento preconiza o zoneamento seletivo, com uma divisão de áreas segundo quatro funções: habitar, trabalhar, circular e recrear. A área para os prédios do governo não se misturaria, assim, com as áreas de habitação. Foram estes os princípios que orientaram o projeto urbanístico criado por Lúcio Costa para a capital do Brasil.
 Inicialmente, JK convidou Oscar Niemeyer para projetar a cidade de Brasília. Porém, este respondeu que achava que deveria haver um concurso público para tal fim e que ele toparia participar da comissão julgadora e também projetar os edifícios da nova capital. Então, no dia 19 de setembro de 1956 foi lançado o edital para o concurso do plano piloto, que estabelecia o prêmio de um milhão de Cruzeiros para o autor do projeto vencedor. O número de escritórios que se inscreveram foi 62, mas apenas 26 equipes entregaram a sua proposta final.


            Lúcio Costa foi o vencedor, não pelo seu detalhamento, que era pobre perto de outros concorrentes, que apresentaram maquetes, croquis e estatísticas, mas pela concepção urbanística e pela fantástica descrição de seu estudo.
O memorial de justificativa do projeto é considerado um dos mais belos textos da língua portuguesa, induzindo o leitor a acreditar que a solução só poderia ser aquela. O projeto foi feito em sigilo por Lucio durante dois meses. Os primeiros traços surgiram numa viagem de navio a Nova York.




Referências e informações:


Nenhum comentário:

Postar um comentário