terça-feira, 12 de junho de 2012

A história do Dia dos Namorados





Enquanto no mundo todo 14 de fevereiro é o “Valentine’s Day”, no Brasil o mês do amor é junho. Comemoramos o Dia dos Namorados no dia 12 e o dia do “Santo Casamenteiro”, Santo Antonio é 13 deste mesmo mês.
A comemoração no dia 14 de fevereiro tem suas origens na história de Roma. Em 270 a.C, o Imperador Claudius II proibiu casamentos nos períodos de Guerra. Um bispo chamado Valentim desobedeceu a regra e continuou a celebrar casamentos escondido.
Além disso, ele também se casou. Ao ser preso, encontrou um novo amor. Ela era Asterius, a filha cega do seu carcereiro. O bispo, milagrosamente, a fez recuperar a visão.
Acabou virando São Valentim pelo suposto milagre, mas mesmo assim, foi executado, no dia 14 de fevereiro, que mais tarde se tornaria o Dia dos Namorados ao redor do mundo. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do Dia de Santo Antonio, santo português com tradição de casamenteiro.
A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando João Dória trouxe a sugestão do exterior. A idéia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim — que é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.



               Referências e maiores informações:

               Imagem: Wikipédia - Afrodite: deusa do amor, da beleza e da sexualidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário