quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Cataratas do Iguaçu

Foto: Arquivo pessoal

Cataratas do Iguaçu são confirmadas como uma das 7 Maravilhas da Natureza

A confirmação de que As Cataratas do Iguaçu entraram na lista das Novas Sete Maravilhas da Natureza foi feita no dia 22 de fevereiro de 2012. A solenidade ocorreu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires pelo presidente e fundador da organização suíça New 7 Wonders, Bernard Weber, ao Comitê Oficial Argentino-Brasileiro de Apoio às Cataratas do Iguaçu.
Esta eleição iniciou em 2007, com a participação de 440 atrações de 200 países e territórios. Após duas etapas, que envolveram voto popular e a seleção de especialistas, em 2009 as Cataratas do Iguaçu conquistaram uma vaga entre as 28 finalistas. Em 2011, veio a consagração. No dia 11 de novembro, o resultado preliminar confirmou a atração como uma das Novas Sete Maravilhas.
Em 2011, as Cataratas do Iguaçu, que vem batendo sucessivos recordes de visitação, recebeu mais de 2,5 milhões de turistas nos dois lados da fronteira. A expectativa é que, com o título, a atração receba ainda mais visitantes. 

Informações disponíveis em: http://www.votecataratas.com/


Origem lendária das Cataratas do Iguaçu

O rio Iguaçu corria tranqüilo sem quedas nem cataratas. Os índios Guarani, habitantes do lugar, adoravam o deus Tupã e seu filho M'Boi, o deus serpente que vivia nas águas. A ele eram oferecidas em sacrifício as mais belas virgens da aldeia.

No dia em que a jovem Naipi seria sacrificada, Tarobá, um guerreiro apaixonado, raptou-a e tentou fugir descendo o rio numa canoa. Enfurecido, M'Boi penetrou nas entranhas da terra, contraiu seus músculos e, abrindo uma imensa cratera, revoltou as águas formando uma enorme catarata. Naipi foi transformada numa rocha, condenada a ser fustigada pelas águas da Garganta do Diabo. Tarobá converteu-se numa palmeira e desde então contempla sua amada por toda a eternidade. Assim conta a lenda.

Disponível em:    


Cabeza de vaca

            Cabeza de Vaca foi o primeiro europeu a chegar até as Cataratas do Iguaçu. Antes dele somente os indígenas, primeiros habitantes deste território haviam contemplado aquela beleza.
Ele tomou tomou posse da região em 1541 em nome do imperador Carlos V. Meses depois, utilizando a rede de trilhas indígenas conhecida como caminho do Peabiru, cruzou o território em busca das terras do lendário Rei Branco. Na viagem  fez contato com dezenas de tribos descritas mais tarde num novo relato assinado por seu secretário particular, Pero Hernández.


6 comentários:

  1. é bom saber que as cataratas do iguaçu foi considerada uma das 7 novas maravilhas da natureza!esta representando o paraná e o brasil.
    vinicius ribas becheri
    9º b
    vlw prof

    ResponderExcluir
  2. é muito bom mesmo porque as pessoas vão olhar o paraná com outros olhos agora com essa nova maravilha da natureza
    Luiz Henrique F. Ribas
    9°b

    ResponderExcluir
  3. É otimo agente ver que as cataratas do iguaçu teve 2,5 milhões de votos como umas das 7 maravilhas da natureza e é bom que respresenta o nosso povo paranaense
    Thaynara Guedes Picchi
    9*B
    bjos prof

    ResponderExcluir
  4. eu acho bom pq assim o Brasil nao fica so como um pais que tem muita favelas e ganha uma moral com os outros paises
    kallysson
    9ºB
    vlw

    ResponderExcluir
  5. Muito bem Vinicius, Luiz, Thaynara e Kallyson!!!! Gostei da participação de vocês! Profa. Maria Alzira

    ResponderExcluir
  6. " essa entrada das cataratas do iguacú para o livro das 7 maravilhas do mundo foi bastante importante .pois agora o nosso estado do Paraná vai ser mundialmente conhecido por nele conter uma das mais belas maravilhas naturais de nosso planeta ,assim agora nosso estado vai receber muitos turistas almentando a popularidade do Paraná ".
    lucas soares lapola
    9ºb

    ResponderExcluir