“Se as coisas são inatingíveis...ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A mágica presença das estrelas!“
Das Utopias – Mario Quintana
- Casa toma 25 horas por semana da mulher. Estudo do IBGE mostra que homens gastam 9,8 horas por semana em tarefas domésticas, como limpeza e cozinha. FSP 18 ago 07, B18.
- Mulheres recebem salário 30% menor do que o dos homens na América Latina. Notícias uol, 09 ago 07
- Mulher chefia quase 30% dos lares do país.
FSP 29 set. 07, C1
- Quem fala mais: o homem ou a mulher?
Pesquisa do Canadá aponta empate técnico
- Quem gasta mais no cartão de crédito?
Homens. 26% mais
- Fonte: Instituto Ibope Inteligência (2007)
Quem é mais fofoqueiro?
- Homens. 76 min por dia
Fonte: OnePoll (2009)
- Quem fala mais de sexo?
Mulheres (5º lugar) Homens (8º lugar)
- Quem mente mais?
Homens
Fonte: Instituto Gfk – Alemanha
- A presença de mulheres nos Parlamentos Mundiais não chega a 20%, segundo dados da União Interparlamentar (IPU). Esta subrrepresentação é generalizada, pouquíssimos países se aproximam da paridade de gênero.
- O Brasil ocupa uma das últimas posições no ranking da IPU, com aproximadamente 10% de presença feminina na Câmara dos Deputados e no Senado. O percentual é muito baixo, também, nas Assembléias Legislativas e nas Câmaras Municipais, entre 11% e 12%. Esse quadro se deve a diversos motivos, entre eles a idéia ainda reproduzida de que à mulher cabe o espaço doméstico ou privado, e não o público, o da política, culturalmente reservado aos homens.
- De cada 10 homicídios vitimando mulheres, 7 são praticados por homens que possuem vínculo emocional com a mulher (marido, noivo, namorado, pai, irmão, etc.)
- Em 2010, 89% dos estados brasileiros (24 Estados) aderiram ao Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra as mulheres, sendo que 21 assinaram o Pacto Federativo.
Referências Bibliográficas
SPM. Com todas as mulheres, por todos os seus direitos. Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, com recursos do Fundo das Nações Unidas para o Alcance dos Objetivos do Milênio e da Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID).
BIANCHINI, Alice. Palestra: Lei Maria da Penha – a questão da violência contra a mulher.
Infelizmente essa é a nova realidade da sociedade, a mulher se tornou independente da figura masculina assumindo sozinha filhos e as despesas em geral, sendo assim ela tornou-se mais exigente na escolha do sexo oposto.
ResponderExcluir