sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Dinheiro

         No início, trocava-se apenas o supérfluo, quando havia supérfluo para trocar. O comércio era uma atividade esporádica.

          A troca só se desenvolveu depois que apareceu o excedente econômico, isto é, depois que as primeiras comunidades humanas passaram a produzir mais do que as pessoas precisavam para o sustento.

          Depois, quando o excedente econômico passou a ser mais constante, a troca passou a se repetir com maior freqüência e acabou se transformando em uma atividade regular. Surgiu, então, a produção feita diretamente para a troca.

     E, com o desenvolvimento do comércio, o dinheiro foi inventado, quer dizer, uma mercadoria que facilitasse a troca de todas as outras mercadorias. Freqüentemente, as pessoas perdem de vista o fato de que o dinheiro também é uma mercadoria e que ele só  manifesta  o seu valor quando o equiparamos a outras mercadorias. Esse obscurecimento da compreensão da verdadeira natureza do dinheiro é facilitado pelo desenvolvimento complexo das operações financeiras pelo capitalismo: o movimento do dinheiro se complica tanto que algumas pessoas são levadas  a crer que o dinheiro possui uma origem mágica.

         Nas sociedades antigas, o dinheiro funcionava quase que exclusivamente como meio próprio para facilitar o comércio. Na sociedade moderna, entretanto, o dinheiro, a partir do século XVI, começou, cada vez mais, a se transformar em capital.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário