Inicialmente o dia das mulheres foi celebrado em datas diferentes, de acordo com o calendário de lutas de cada país. Em 1910, a alemã Clara Zetkin propôs, na 2a Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, a criação do Dia Internacional da Mulher.
A França escolheu o dia 9 de março, em 1914 para fazer o seu ato e a Alemanha o dia 8. Antes já havia sido celebrada em várias datas, nos EUA; e em 1º de março, na Suécia.
Em 1922, a celebração internacional foi oficializada e o 8 de Março se transformou na data símbolo da participação das mulheres para transformarem sua condição e a sociedade como um todo. A Organização das Nações Unidas (ONU) ratificou a data no ano de 1975.
Além de ser lembrada no mundo inteiro, sua origem revela a luta por melhores condições de trabalho, participação política e emancipação da mulher. A história da luta das mulheres e da criação do Dia da Mulher é objeto de muitos livros e artigos. É uma história longa.
No ano de 2011 o Movimento de Mulheres do Brasil pretende chamar a atenção da população para os principais problemas que enfrentam. Entre eles, a tentativa, por parte do STF, de supressão de medidas jurídicas criadas com a Lei Maria da Penha.
Além disso, estão em pauta inúmeros outros temas como criação e ampliação de delegacias da mulher e casas abrigo. Questões relacionadas à educação, principalmente ampliação de vagas em creches, diversas formas de manifestação de violência, desrespeito a direitos trabalhistas, mercantilização do corpo da mulher nos meios de comunicação, entre outros.
No entanto, devemos reconhecer os avanços conquistados pela luta das mulheres e a importância histórica da eleição de Dilma Rousseff, primeira mulher para a Presidência da República. Porém, as mulheres às ruas para dizer que isso apenas não basta para mudar suas vidas e nossa sociedade.
Por isso, precisamos reconhecer que as lutas e conquistas devem ser diárias, constantes e as questões relacionadas às mulheres não podem ser lembradas somente em uma data do ano.
MARIA ALZIRA SOUZA LARA, professora, especialista em Metodologia do Ensino de História
Referência Bibliográfica
Gianotti, Vito. O dia da Mulher nasceu das mulheres socialistas – as origens do 8 de março. Núcleo Piratininga de Comunicação – NPC. Rio de Janeiro. 2004
Nenhum comentário:
Postar um comentário