quarta-feira, 20 de março de 2013

Museu Nacional do Mar


O Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras foi criado em 1991 com o objetivo de valorizar a riqueza e diversidade do patrimônio naval brasileiro. 

O Brasil é o país que possui a maior variedade de barcos tradicionais do mundo. Seus 9.198 mil quilômetros de litoral e a intrincada rede de rios navegáveis, combinados com a diversidade e o sincretismo cultural, possibiitaram o surgimento de modelos singulares de embarcações, adaptadas às condições climáticas regionais, aos diversos tipos de pesca e outras atividades. Com o intuito de valorizar e difundir a arte e o conhecimento dos homens que vivem no mar, o museu reúne exemplares de embarcações originais de todo o país. 

Implantado no centro histórico de São Francisco do Sul, patrimônio nacional brasileiro tombado pelo IPHAN, o Museu foi montado nos antigos galpões da empresa de navegação Hoepcke que foram restaurados e adaptados para receber o acervo. 

O Museu Nacional do Mar abriga auditório, loja de artesanato (que é um ponto de cultura do Ministério da Cultura), cafeteria, restaurante, estaleiro e a biblioteca “Kelvin Duarte” especializada na temática naval, com mais de 2,5 mil livros, entre eles muitas obras raras. 

Entre e conheça:

Nenhum comentário:

Postar um comentário