quarta-feira, 6 de março de 2013

Luto por Hugo Chávez

     A presidente Dilma Rousseff decretou luto de três dias, a partir desta quarta-feira (6/3), pela morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Ele morreu desta terça-feira (5) à tarde, após complicações de um câncer na região pélvica. O decreto está publicado na edição desta quarta-feira (6) do Diário Oficial da União. 

O texto tem dois artigos. "É declarado luto oficial em todo o país, pelo período de três dias, contado a partir da data de publicação deste decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Hugo Rafael Chávez Frías", diz o decreto, cuja íntegra pode ser lida no site da Imprensa Nacional. 

A Comissão Econômica para a América e o Caribe (Cepal) enviou uma carta de condolências pela morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ao vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que assumirá a presidência interina do país. 

Na carta, a secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena disse que "nos embarga de desconsolo [porque] o rosto desta América é outro depois que ele [Chávez] irrompeu na cena". 

    "Como tantos compatriotas desta Pátria Grande, acompanhamos com preocupação e esperança a batalha que o comandante vinha enfrentando por sua saúde desde junho de 2011", escreveu Bárcena. "Sua perda nos embarga de desconsolo. Chávez irrompe por direito próprio nestes territórios do coração e a memória onde vivem os homens e mulheres grandes que imprimiram sua marca na história de nosso continente", acrescentou ela. Bárcena disse ser testemunha "de seu compromisso irredutível pelos despossuídos, pelos mais modestos, pelos humildes que retratou sua personalidade política e íntima. Fez da igualdade o norte de sua ação e da soberania altiva de sua pátria permanente". 

     "Militante decidido da irmandade latino-americana, sua visão e empenho esta na raiz do novo mapa da integração, da [União das Nações Sul-Americanas] Unasul à [Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos] CELAC, da [Aliança Bolivariana para os Povos da América] Alba à Petrocaribe, que reconhecem em Chávez testemunho de paternidade", completou a secretária executiva da Cepal. 

     O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, assume o governo interinamente e em 30 dias serão realizadas eleições presidenciais. A decisão foi anunciada na madrugada desta quarta-feira (6/3) pelo ministro das Relações Exteriores, Elías Jaua. Maduro, segundo pesquisas de intenção de voto, aparece na liderança, seguido pelo governador de Miranda, Henrique Capriles, que foi derrotado nas eleições de outubro pelo presidente Hugo Chávez. 

Maiores informações e referências: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário