domingo, 31 de março de 2013

Brasil nunca mais


Livro de autoria de Dom Paulo Evaristo Arns. A obra foi feita em conjunto, tendo como coautores o Pastor presbiteriano Jaime Wright e sua equipe, e foi desenvolvida de forma clandestina, durante o final do período vigente da ditadura militar no Brasil (1979 a 1985).
O livro se trata de um levantamento histórico, resultado de uma vigorosa pesquisa coordenada pela Arquidiocese de São Paulo sobre acontecimentos correntes no período da ditadura militar brasileira. A obra começou a ser produzida no ano de 1979, em absoluto silêncio, pois qualquer manifestação contrária às ideias ditatoriais era condenada.

Levantamento histórico

Um dos grandes trunfos da obra é apresentar documentação e textos produzidos pelos próprios militares, responsáveis pela repressão política e intelectual vigente na época. O livro reúne quase todos os processos que correram pelo Poder Judiciário Nacional no período de 1964 a 1979, com ênfase nos que atingiram a esfera do Superior Tribunal Militar.

 Esse tipo de documentação trouxe um valor inédito nas obras que retratam o que acontecia naquela época, pois tais obras se resumem ao ponto de vista de historiadores ou pessoas envolvidas na luta pelos Direitos Humanos. Ao expor os processos e os textos escritos pelos militares, pode-se ver a realidade do que acontecia na época com muito mais clareza.
Cópias idênticas de 707 processos completos foram obtidas durante a pesquisa, processos estes que chegaram à soma impressionante de um milhão de páginas, todas em duas vias – uma para conservação no país e outra para ser guardada no exterior.
Esse recurso realista do livro também se manifesta no fato de que as denúncias de repressão feitas à órgãos de defesa dos Direitos Humanos não surtem tanto efeito, se comparadas às evidências legais das torturas ocorridas. São exibidos no livro laudos de perícias médicas, registros de sessões judiciárias e de julgamentos nos quais pessoas eram condenadas sem razão e torturadas. Estas evidências denotam caráter processual ao documento, responsabilizando criminalmente as autoridades envolvidas.
Conheça o livro nos endereços abaixo:

Brasil, nunca mais – versão integral
  
Brasil, nunca mais – depoimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário