terça-feira, 9 de abril de 2013

Grandes Navegações

O século 15 testemunhou as grandes viagens marítimas em busca de novas rotas, mercados e produtos comerciais. Por volta de 1440, os portugueses desenvolvem a caravela.
Portugal tinha a hegemonia dos mares, pela bula papal Romanus Pontifex, até dividir o mundo com a Espanha em 1479, pelo Tratado de Alcáçovas.
     Além de já controlar o comércio na costa atlântica da África desde meados do século, Portugal descobriria – através de Vasco da Gama – o caminho para as Índias, cruzando o Cabo da Boa Esperança.
1415 - Sob o reinado de Dom João I, Portugal conquista Ceuta, iniciando sua expansão ultramarina. A cidade era um importante centro comercial, na época.
1418 - A viagem dos navegadores portugueses à ilha de Porto Santo, no arquipélago da Madeira, inaugurara a época das grandes explorações ultramarinas do século 15.
1420 - O Infante Dom Henrique é nomeado dirigente da Ordem de Cristo.
1421 - Sob o comando do Infante D. Henrique os portugueses iniciam a exploração da costa ocidental da África.
1453 - Os Turcos otomanos tomam Constantinopla e termina o Império Bizantino. A expansão do islamismo assusta a Europa. Fim da Idade Média.
1455 - O Papa Nicolau V concede ao reis de Portugal a propriedade das terras ultramarinas já conquistados ou por conquistar, através da bula Romanus Pontifex. A concessão papal é influenciada pelas vitórias portuguesas contra os mouros. O papa refere-se aos portugueses como soldados de Cristo e coloca suas conquistas como uma espécie de cruzada contra o islamismo que dominava o norte da África e avançava nos Bálcãs.
Na Alemanha, Gutenberg começa as primeiras impressões da bíblia. Segue-se uma revolução na difusão do conhecimento.
1479 - Portugal e Espanha assinam o Tratado de Alcáçovas, em que Portugal desiste de reivindicar a coroa de Castela e assegura as conquistas territoriais ao sul das Ilhas Canárias. Foi o primeiro acordo de divisão do mundo entre os dois reinos.
1481 - Dom João II assume o trono português.
1488 - O navegador português Bartolomeu Dias contorna o Cabo das Tormentas. Demonstra-se a possibilidade de se chegar as Índias, por mar. Portugal torna-se o senhor dos mares.
1492 - Cristóvão Colombo desembarca na América, sob patrocínio da Espanha. Pelo Tratado de Alcáçovas, as terras descobertas pelo navegador genovês pertenceriam a Portugal.
1494 - Portugal e Espanha assinam o Tratado de Tordesilhas, dividindo o mundo conhecido em duas partes, para os dois reinos. Erros grosseiros do Tratado e as distorções nos mapas do século 16, principalmente abaixo do trópico de capricórnio, resultaram em litígio das terras na região do Rio da Prata, resolvido apenas em 1750, com o Tratado de 
Madrid.
1495 - O rei Dom Manuel I assume o trono de Portugal, após a morte de D. João II, e dá continuidade ao espírito expansionista. Fica no trono até 1521.
1497 - Vasco da Gama dobra o Cabo da Boa Esperança e chega às Índias no ano seguinte. Essa rota comercial, pelos oceanos, significou grande prosperidade para Portugal.
1499 - Américo Vespúcio participa da expedição do navegador espanhol Alonso de Ojeda, que explora territórios ao norte da América do Sul.
1500 - Cabral desembarca em Porto Seguro.


A nau portuguesa Santa Catarina do Monte Sinai, construída em 1512, nos estaleiros de Cochim, na Índia. Foi o maior navio do mundo em sua época e um dos mais poderosos, um símbolo da pujança portuguesa no início do século 16. Tinha 38 metros de comprimento e mais de 100 peças de artilharia. Serviu aos portugueses por quase um século até ser capturado pelos holandeses em 1603, em Singapura.
Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário