terça-feira, 16 de abril de 2013

Biomas do Brasil

Exposição revela admirável biodiversidade do Brasil 
José Sabino 
Natureza em Foco – biodiversidade é a nossa inspiração

Expor de forma grandiosa e bela a biodiversidade brasileira. Este é o objetivo da exposição “Biomas do Brasil”, que será lançada em junho próximo junto da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. 

Composta por vasto material audiovisual, modernos conceitos expográficos e forte interação com o público, a mostra ficará no Rio de Janeiro e depois seguirá para outras capitais brasileiras. 

A exposição será uma grande “contadora de histórias” sobre o Mundo Natural e vai levar o visitante a uma jornada sensorial pelos biomas do Brasil. O objetivo principal é encantar o visitante, que se sentirá imerso nos mais diversos ambientes naturais do país. Vários cenários e módulos interativos têm a meta de sensibilizar o público, especialmente os jovens, sobre os valores da natureza e seu riquíssimo potencial para uso sustentável. Otimismo e mobilização. 

É preciso reverter o processo de perda maciça da diversidade biológica. E para isso a sociedade como um todo deve ser envolvida, mobilizando lideranças e indicando caminhos da sustentabilidade. São decisões que passam por todas as esferas do poder, mas sem a construção de uma “consciência pública” para reverter o processo de perda de biodiversidade não teremos sucesso. É uma tarefa grandiosa, que envolve esforços coordenandos de conhecimento científico, educação e cidadania. 

Todas essas razões em conjunto justificam a realização da exposição “Biomas do Brasil”, que é a maior ação de divulgação da biodiversidade do governo brasileiro, por meio do MCTI, junto à conferência de meio ambiente da ONU. 

Todavia, o projeto não se restringe à exposição propriamente dita. Além da mostra, um portal de conteúdo na internet, vídeos de divulgação, material de aulas para professores, um livro e diversas ações de publicidade acompanharão a exposição. Ao final, todo material da mostra será herdado por um museu de Ciência & Tecnologia a ser definido após sua circulação pelo Brasil. 

Embora Rio+20 tenha curta duração, desde 2011 governos e representantes das sociedades preparam os temas que serão debatidos e transformados em diretrizes globais pelos negociadores e governantes dos países que virão à conferência. 

A cúpula da ONU é uma excelente oportunidade para melhorar, criar soluções e buscar novas formas de explorar a biodiversidade de forma sustentável. Propostas do governo brasileiro para a Rio+20 estão focadas em modelos de desenvolvimento global em favor da economia verde, da erradicação da miséria e da adoção de práticas sustentáveis. Em um cenário composto pelas 193 nações afiliadas à ONU e que estarão reunidas no Rio de Janeiro, o debate da sustentabilidade, da redução de pobreza, das mudanças climáticas deve ser conectado ao tema do uso responsável da biodiversidade. 

Afinal, todos nós sabemos que vivemos em um único planeta, com 7 bilhões de habitantes e recursos naturais finitos. Contar isso à sociedade é nossa tarefa primordial. Mais Informações: www.biomasdobrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário