quinta-feira, 11 de abril de 2013

Caparaó


Caparaó é um documentário lançado em 2007 e dirigido por Flávio Frederico que aborda uma instância da resistência a ditadura militar no Brasil que não ganhou muita atenção em termos de memória, que são as tentativas de guerrilha rural. O caso específico da guerrilha que remete a vários tipos de discussões de construção de memória. 

           Ao mesmo tempo em que a produção em si do cineasta Flávio Frederico, o fato de ser feita em formato de documentário; a maneira como entrepõe os depoimentos e fotos da época; a trilha sonora enquanto meio de se direcionar o olhar e outros aspectos técnicos nos permite pensar sobre a perspectiva em que Flávio interage com Caparaó, e forma a memória subjetiva do evento que nos é passada. 

          Os depoimentos permitem nos colocar em uma posição de identificação da memória que os guerrilheiros faziam de si mesmos enquanto parte do seu presente, e que presente é esse que identificam (durante o filme, afirmam que participavam de uma continuidade política que vinha antes do golpe de 64, e que tinha relações com movimentos sociais externos, como no caso a revolução cubana).

Assista ao documentário:


Nenhum comentário:

Postar um comentário