quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dia das Mães


          Apesar de origens e locais diferentes no mundo existem diversas formas de comemoração e homenagem ao Dia das Mães.

            A entrada da primavera era festejada em honra de Reia, a Mãe dos deuses na Grécia Antiga.  Na Idade Média os trabalhadores que moravam longe de suas famílias recebiam um dia para visitar suas mães. Os ingleses deram o nome de “mothering day”. 

            Na Noruega a data é comemorada no segundo domingo de fevereiro. Na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio e no quarto domingo deste mês na Suécia. Os mexicanos possuem uma data fixa, dia 10 de maio. Na Tailândia, 12 de agosto, em comemoração ao aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit. No Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é comemorada no segundo domingo de maio.

Em 1905, nos Estados Unidos, Ana Jarvis,  perdeu sua mãe na Guerra Civil Americana. Entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa.

Ana Jarvis,  solicitou que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, um dia para todas as crianças fizessem homenagens para suas mães. Foi um grande sucesso.

Em 1914, o presidente Thomas Woodron Wilson oficializou a data. No entanto, o Dia das Mães se tornou uma data triste para ela. A popularidade do feriado fez com que a data se tornar um dia lucrativo para os comerciantes, em especial para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade.

"Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso. Anna Jarvis morreu em 1948, aos 84 anos.

Referência e informações:



Nenhum comentário:

Postar um comentário