quinta-feira, 17 de maio de 2012

O Palhaço


No filme O Palhaço, dirigido e protagonizado pelo ator Selton Mello,  Benjamim, o dono do circo tem uma repentina e intensa crise existencial. No meio do frisson causado pela chegada de seu espetáculo (ironicamente, chamado de Esperança) a pequenas cidades do interior, o personagem se mostra exausto com os problemas do cotidiano: o músico da trupe quer um adiantamento e o pai – e também palhaço – (vivido por Paulo José) é enganado pela namorada mais jovem.
Assim como Benjamim, a imagem do palhaço também sofre hoje com a transformação de sua identidade e seu lugar na sociedade. Competindo com outras formas modernas de entretenimento e passando por evoluções da linguagem, a arte do palhaço luta para sobreviver enquanto se adapta a outras formas de representação cênica. Não é um privilégio do tempo presente: a história dessa figura humorística também é difusa.

Veja o trailler do filme:

Não se sabe precisar ao certo quando surgiram os primeiros palhaços – estudiosos apontam para a quinta dinastia egípcia, por volta do ano 2400 a.C., mas diversas manifestações similares aconteceram em diferentes civilizações. Seja a pantomima da antiga Grécia, os bobos da corte ou mesmo as figuras cômicas do teatro kabuki japonês, fato é que o palhaço consolidou-se primordialmente como um sátiro da sociedade ...
 ...“O palhaço perdeu o poder que ele tinha antigamente, quando, dentro da corte, fazia a transição entre o povo e a realeza. Hoje o palhaço busca um resgate da pureza da humanidade”, afirma Mario Zanatta, diretor teatral e fundador da Oficina do Ator Cômico, que desenvolve, entre outras formações dramáticas, a figura do clown, o palhaço moderno que se diferencia do tradicional no visual e na intenção.
 “O palhaço de circo é uma figura mais grotesca, exagerada, que se preocupa mais com truques cênicos. Já o clown busca seu humor não em truques, mas em si mesmo, relacionando-se com seu lado mais ingênuo e fazendo o público se conectar com esse aspecto mais simples de sua humanidade”, diferencia.

Origens
Zanatta afirma que a origem moderna do palhaço (termo que deriva do italiano pagliaccio, que por sua vez vem de omino di paglia, “homem de palha”), remonta aos servos da commedia dell’arte, um tipo popular de teatro de improviso popular na França e na Itália do século 16 ao século 18: “Ali estabeleceu-se a hierarquia dos palhaços, que possibilitam o jogo de humor entre eles.
O servo mais ingênuo, que apanha, e o servo superior, que bate mas é enganado pelos outros, são arquétipos de figuras cômicas que passaram para o circo tradicional e mesmo para o cinema, como o Gordo e o Magro e os Três Patetas”. Já o clown (palavra cuja origem é incerta, mas que provavelmente passa pelo dialeto islandês klunni, “desajeitado”) teve seu desenvolvimento principal na escola do mímico francês Jacques Lecoq. “O clown é, de certa forma, um resgate da arte do palhaço. Reconecta o homem com seu lado lúdico, e faz rir por isso”, diz o ator, mas ressaltando que as diferenças entre essas duas representações cômicas tendem a desaparecer pela globalização, que aproxima os estilos e abole as nomenclaturas diversas.

Informações, texto e imagem disponível em:

Um comentário:

  1. muito legal esse filme quem ainda não assistiu assistem porque vocês vão gostar.

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